Gisele Santos | 21 de janeiro de 2017

Winona Ryder: Renascendo das cinzas

Nome Completo: Winona Laura Horowitz Data de Nascimento: 29 de outubro de 1971, em Winona, Minnesota, Estados Unidos. Três Filmes Essenciais: “Os Fantasmas Se Divertem” (1988), “Atração Mortal” (1988) e “A Época da Inocência” (1993). Signo: Escorpião [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/12/winona.jpg”] Winona Ryder, uma das morenas mais estonteantes de Hollywood, ironicamente nasceu loira natural. Ela tingiu seus […]

Nome Completo: Winona Laura Horowitz
Data de Nascimento: 29 de outubro de 1971, em Winona, Minnesota, Estados Unidos.
Três Filmes Essenciais: “Os Fantasmas Se Divertem” (1988), “Atração Mortal” (1988) e “A Época da Inocência” (1993).
Signo: Escorpião

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/12/winona.jpg”]

Winona Ryder, uma das morenas mais estonteantes de Hollywood, ironicamente nasceu loira natural. Ela tingiu seus delicados fios de cabelo para o papel em “A Inocência do Primeiro Amor”, de 1986. Desde então, mantém o estilo intocável, com a exceção de “Edward Mãos de Tesoura”.

Durante a adolescência, um diretor de elenco disse a ela que nunca conseguiria ser atriz, pois não era bonita o suficiente. Com toda a convicção do mundo, podemos dizer que o cara errou, e errou feio.

Do fim dos anos 80 até o início dos 90, Winona Ryder foi um fenômeno. Para muitos, ela sempre vai ser a excêntrica Lydia na comédia sombria “Os Fantasmas se Divertem” (1988), dirigida por Tim Burton. Sua química ao lado do vilão Beetlejuice, vivido pelo grande Michael Keaton, gerou inclusive um desenho animado.

Ainda no mesmo ano, também podemos citar sua eficaz participação em “Atração Mortal”, em que se alia ao sociopata J.D. (Christian Slater) para matar os estudantes populares da escola. Os frutos do trabalho duro vieram em 1994, quando foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por “A Época da Inocência”.

Infelizmente, em 2001, sua imagem pública foi corroída após ter furtado mais de 5 mil dólares em produtos na loja Saks Fifth Avenue, em Beverly Hills, Califórnia. De acordo com entrevista concedida por Winona à revista Interview Magazine, o evento traumático foi o clímax de um processo doloroso que se iniciara muitos anos antes. A atriz afirmou inclusive que a vergonha decorrente do crime acabou salvando sua vida e fazendo um alerta sobre sua saúde mental.

Winona Ryder buscou ficar distante dos holofotes até 2006, ano em que conseguiu um papel no filme de ficção científica “O Homem Duplo”, baseado no romance homônimo do aclamado escritor Philip K. Dick. Em 2011, tivemos outra prova de sua recuperação em “Cisne Negro”, drama em que interpreta a bailarina Beth.

Finalmente, em 2016, pudemos revê-la em todo seu esplendor na série “Stranger Things”, da Netflix, que foi sucesso imediato de público e crítica. Com todo um visual da década de 80 como pano de fundo, Winona vive uma mãe em profunda crise emocional que faz de tudo para encontrar o filho desaparecido.
Seja bem-vinda novamente, Winona Ryder.