Marcio Salles | 23 de fevereiro de 2012

Oscar 2012 – A volta de Woody Allen

Desde Vicky Christina Barcelona (2008), Woody Allen não tinha um trabalho tão comentado e com chances de premiação em um Oscar. Meia-Noite em Paris (2011) é o último longa do diretor em que é contada a história de um escritor frustrado que encontra em Paris sua fonte de inspiração literária, cultural e apaixonada. Owen Wilson […]

Desde Vicky Christina Barcelona (2008), Woody Allen não tinha um trabalho tão comentado e com chances de premiação em um Oscar. Meia-Noite em Paris (2011) é o último longa do diretor em que é contada a história de um escritor frustrado que encontra em Paris sua fonte de inspiração literária, cultural e apaixonada.

Owen Wilson é o diretor em sua transposição para o universo encantador e inebriante da Cidade Luz. Um ressurgimento após trabalhos em que o próprio Woody Allen não conseguiu se encontrar. Em Paris, o cineasta encontrou seu lar na Europa, com homenagens a seus artistas preferidos. O lugar perfeito para as possibillidades, para a criatividade, para o amor.

Com esta retomada animada, Allen voltou a ser lembrado pela Academia na premiação. O diretor é um dos indicados à Melhor Direção, o que não ocorria desde 1994 com Tiros na Broadway. O filme ainda está indicado para Melhor Roteiro Original e é uma das apostas mais fortes para levar a estatueta, pelo trabalho primoroso do cineasta. Na categoria, ele recebeu mais indicações, sendo a última para Machtpoint (2006).

Esta é a única categoria onde levou estatuetas, em duas ocasiões: Hannah e Suas Irmãs (1986) e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), em que não esteve presente na cerimônia e King Vidor recebeu o prêmio para ele. Vamos torcer para que o diretor seja novamente agraciado com uma premiação por um trabalho muito interessante como Meia Noite em Paris.