André Sobreiro | 3 de outubro de 2010

Musical para crianças e adolescentes

E nosso especial de Animação não poderia deixar de lado os futuros fãs do cinema. Todo mundo sabe do poder de envolvimento que a música tem e, envolver uma criança ou um adolescente nisso é um tiro certo. A primeira prova disso é a atriz Julie Andrews. Na década de 60 a atriz foi a […]

E nosso especial de Animação não poderia deixar de lado os futuros fãs do cinema. Todo mundo sabe do poder de envolvimento que a música tem e, envolver uma criança ou um adolescente nisso é um tiro certo.

A primeira prova disso é a atriz Julie Andrews. Na década de 60 a atriz foi a responsável por protagonizar dois clássicos que até hoje são referências em musicais para esse público: Mary Poppins (1964) e The Sound os Music (1965). A junção dos dois, aliás, deu origem a um não musical infantil recente: Nanny McPhee.

Além de atores, a animação também deu forte atenção a esse gênero. Desde os primórdios em Branca de Neve e os Sete Anões, passando por genialidades como A Bela e a Fera e até atuais como A Princesa e o Sapo, coube a Disney o papel de valorizar a canção na tela do cinema das crianças.

E foi a mesma Disney que trouxe de volta os atores para esse público. Apesar de não ter sido lançado diretamente nos cinemas, a trilogia High School Musical alcançou reconhecimento global e jogou ao estrelato o ator Zac Efron. Após os três filmes (sendo que o terceiro chegou sim aos cinemas com a expectativa de uma renovação de elenco e continuação do filme) Efron ainda assumiu o papel de protagonizar a nova versão de Hairspray, antes de abandonar o segmento em busca de cinema adulto.

Para os próximos anos, ainda não há grandes previsões de chegada de filmes musicais para ess público com exceção da possível adaptação do seriado Glee para os cinemas, que pode sim agradar aos adolescentes. Apesar disso, é o desejo pelos musicais sendo criado em uma nova geração.

Por André Sobreiro, editor-chefe