| 18 de março de 2012

Marc Webb

Este americano de 37 anos começou a carreira de cineasta dirigindo videoclipes de bandas famosas como No Doubt e Green Day. Além da direção, Marc Webb também já atuou como roteirista e editor de documentários, produtor de séries para TV, até chegar ao seu primeiro longa-metragem: 500 Dias Com Ela. Exibido no festival dito alternativo Sundance, 500 […]

Este americano de 37 anos começou a carreira de cineasta dirigindo videoclipes de bandas famosas como No Doubt e Green Day. Além da direção, Marc Webb também já atuou como roteirista e editor de documentários, produtor de séries para TV, até chegar ao seu primeiro longa-metragem: 500 Dias Com Ela.

Exibido no festival dito alternativo Sundance, 500 Dias Com Ela foi ovacionado pelo público. De uma produção independente, acabou caindo nos colos dos estúdios da Fox SearchLight. O filme ganhou distribuição em mais cinemas americanos e emplacou sucessos mundo afora.  Com um orçamento de US$ 7,5 mi, acabou faturando pouco mais de US$ 60 mi. Nada mal, hein?

O segredo? Junte um ícone pop-fashionista (Zooey Deschanel) com um franco concorrente ao mais novo galã em Hollywood (Joseph Gordon-Levitt) em uma moderna história de amor, onde a mocinha é também o bandido da história que machuca o pobre coração do mocinho. Junte-se a isso um roteiro ágil com narrativa não-linear, ambientado numa direção de arte e figurino impecáveis, de fazer inveja a todos os hipsters conectados 24h com seus smartphones. Eis 500 Dias Com Ela! O mundo amou o filme e Marc Webb de um mero documentarista-produtor de clipes foi escalado para o maior desafio de sua vida: comandar o novo capítulo da série Homem Aranha – O Espetacular Homem Aranha.

O filme deve estrear em 4 de julho nos Estados Unidos (se ligou na data, né?). Pois então, o desafio é grande. Ele terá que provar que a história ainda tem algo de novo para ser mostrado. O foco do filme terá Peter Parker (que será interpretado por Andrew Garfield) mais jovem do que nos filmes de Sam Raimi, na busca do seu verdadeiro eu, no que ele se diferenciava dos outros adolescentes e mostrará o início de sua paixão por Gwen Stacy (que agora será interpretada por Emma Stone).

As expectativas são enormes. Será que um diretor novato como Marc Webb conseguirá agradar os milhares de fã do Homem Aranha? Não teria sido cedo demais assumir um projeto tão ambicioso? Se agradar, Marc Webb terá dado um largo passo para o estrelado e também para os milhões na sua conta bancária. Por outro lado, se decepcionar terá de voltar a vida de documentarista-produtor de clipes. Faço votos que ele consiga aprovação do público para Homem-Aranha, mas que retorne a fórmula tão certeira de onde saiu 500 Dias Com Ela.