| 12 de junho de 2011

Kung Fu Panda 2

O segmento das continuações este ano está em alta. Além de “Carros 2”, da Disney – Pixar, a Dreamworks lançou neste final de semana nos cinemas de todo Brasil a animação “Kung Fu Panda 2”. O desastrado urso, dublado por Jack Black na versão original, tem nesta segunda aventura um passeio por sua história de […]

O segmento das continuações este ano está em alta. Além de “Carros 2”, da Disney – Pixar, a Dreamworks lançou neste final de semana nos cinemas de todo Brasil a animação “Kung Fu Panda 2”. O desastrado urso, dublado por Jack Black na versão original, tem nesta segunda aventura um passeio por sua história de vida. Quando Po vê um símbolo que remete à sua primeira infância, começa a questionar o que o levou até ali, na posição de Dragão Guerreiro, e com isso vai descobrindo muitas coisas importantes de seu passado.

O roteiro vai se desenhando por entre situações divertidas que o protagonista desempenha e ensinamentos de uma filosofia de vida zen budista. Claro que não falta o vilão e a polarização bem-mal, bastante recorrente em desenhos. Mas o objetivo de Po desta vez é muito mais a auto-descoberta do que a derrota do pavão Shen – dublado pelo magnífico Gary Oldman na versão original. As maiores batalhas são internas e a direção deixa isso bem claro quando valoriza estes momentos de reflexão.

A direção de arte também é um ponto alto do filme. Tem muitas referências ao zen budismo e uma estética bastante voltada para o sumiê, arte típica chinesa. Usa muito bem as cores para reforçar ideias e projeta a compreensão a um nível mais sensorial para o espectador – o que tem tudo a ver com o dilema do panda.

Pela primeira vez é possível ver um desenho realmente preocupado com o bom uso do artifício 3D. As cenas de ação nos primeiros 20 minutos de filme ficam muito mais convincentes e envolventes, justamente pelo uso positivo do recurso. Mesmo assim, parece que em certo ponto cansou-se de se preocupar com isto e voltamos a ver um desenho normal.

Apesar de o urso ser extremamente carismático e todos os outros pontos positivos acima citados, “Kung Fu Panda 2” não inova nas piadas; oferece um pouco mais do mesmo e não entusiasma muito por isso. Em um ano de muitas continuações, não se pode esquecer de provar sua razão de existir.

Direção: Jennifer Yuh

Roteiro:  Jonathan Aibel, Glenn Berger

Duração: 90 minutos

Elenco: Jack Black, Angelina Jolie, Gary Oldman, Dustin Hofmann, Jackie Chan, Seth Rogen.