Suporte NeoImagine | 25 de março de 2012

Fernando Meirelles

Nascido no dia 09 de Novembro de 1955, natural de São Paulo, capital, formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), pai e marido, tem uma carreira exemplar que começou na TV por volta de 1980. Em uma de suas primeiras aparições víamos ele como câmera man – Valdeci, responsável por captar as imagens […]

Nascido no dia 09 de Novembro de 1955, natural de São Paulo, capital, formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP), pai e marido, tem uma carreira exemplar que começou na TV por volta de 1980. Em uma de suas primeiras aparições víamos ele como câmera man – Valdeci, responsável por captar as imagens do repórter Ernesto Varela (Marcelo Tas), genial. Em 1989, dirige alguns episódios do programa Castelo Rá Tim Bum – conhecido programa infantil da TV Cultura, em seguida começa a preparar sua primeira produção.

Para falar profundamente de Fernando, suspiramos … Pelo menos a geração saladina acompanhou as conquistas do maior diretor brasileiro do cenário atual, seja na direção, produção, roteiro ou no conglomerado que criou o grupo O2.

Há uns anos atrás foi lançada uma breve biografia por conta do seu grande sucesso com o filme Cidade de Deus (City of God), indicado aos prêmios nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado (Bráulio Mantovani), Melhor Edição (Daniel Rezende) e Melhor Fotografia (César Charlone) isso em 2004, a partir desse momento ele ficou definitivamente conhecido pelo público.

Mas a carreira de Fernando começa bem antes, em 1998. Seu primeiro filme é lançado, chamado Menino Maluquinho 2. A aventura, teve pouca repercussão por ser um filme infantil e de pouco alcance. Mas, em 2001, é lançado Domésticas que traz o cenário social de quatro empregadas em São Paulo, contando com o tom divertido, de cunho social e um relato fiel da realidade. Em 2002, lança seu maior sucesso “Cidade de Deus”, que além de ter sido super indicado a prêmios no mundo inteiro, alavancou o cinema brasileiro para o mundo.

Abrindo portas para coproduções entre outros países, Fernando é convidado para dirigir seu primeiro longa internacional e com direito a elenco hollywoodiano. Em o Jardineiro Fiel (The Constant Gardener), filme baseado no roteiro de John Le Caré – conhecido por suas tramas conspiratórias, o filme traz uma bela história de um homem (Ralph Fiennes) que se vê sozinho investigando a morte de sua esposa (Rachel Weisz), o longa todo filmado no Quênia é carregado de suspense, tensão e crítica sociopolítica. Além disso, a atriz Rachel Weisz levou o Oscar de Melhor coadjuvante pelo filme, que teve mais três indicações: roteiro adaptado (Jeffrey Caine), edição (Claire Simpson) e trilha sonora (Alberto Iglesias).

Incansável e apaixonado por projetos que trazem uma linha emocional, social cultural e política, Fernando teve um assédio fora do normal após tantos prêmios e indicações. Entre 2002 e 2005 fez algumas produções nacionais derivadas do sucesso de Cidade de Deus e em 2008 mais um filme nos tiraria o folego. Desta vez, ele correu atrás do roteiro de um dos melhores livros do escritor português José Saramago – Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008) e mostrou todas as atrocidades que o mundo pode viver com uma simples doença, a cegueira branca. Um paralelo à crítica à sociedade e à política é retratada por Meirelles, com sutileza em momentos precários, veracidade em tempos difíceis e, claro, muita fidelidade ao livro genial de Saramago. Encabeça o elenco do filme Danny Glover, Alice Braga – revelado em Cidade de Deus, Mark Ruffalo, Julianne Moore – a protagonista, Gael García Bernal e Sandra Oh.

E para nossa tristeza, Meirelles, desde 2008, atua como produtor e ajudou a trazer para as telas o Banheiro do Papa (2009), À Deriva (2009), o documentário José e Pilar (2010), o filme VIPS (2010), Lixo Extraordinário (2010) e, atualmente, está no festival de Berlim para o lançamento de Xingu – dirigido por Cao Hamburguer.

Teremos em 2012 o lançamento de 360, filme com Rachel Weisz, Jude Law e Anthony Hopkins e, marcado para os próximos anos, Rio eu te amo (2013) – homenagem na linha dos filmes Paris Te Amo e Nova Iorque Te Amo; Americana – fime ainda em pré produção, ainda sem muitas novidades … Mas se depender de Fernando Meirelles trará um belo filme, com elenco de peso e o jeitinho do diretor, característico por ser Brasileiro.