Marcio Miranda Perez | 8 de fevereiro de 2012

curta-metragem: Debajo

O cinema chileno tem se destacado nos últimos anos em festivais internacionais. De norte a sul, o país vem produzindo uma cinematografia de linguagem densa e ao mesmo tempo delicada, em que o tempo e o espaço permeiam as relações humanas e proporcionam-lhes uma outra perspectiva. Dentro desse cenário, por exemplo, José Luis Torres Leiva e […]


Debajo - Dominga Sotomayor

O cinema chileno tem se destacado nos últimos anos em festivais internacionais. De norte a sul, o país vem produzindo uma cinematografia de linguagem densa e ao mesmo tempo delicada, em que o tempo e o espaço permeiam as relações humanas e proporcionam-lhes uma outra perspectiva. Dentro desse cenário, por exemplo, José Luis Torres Leiva e Patricio Guzmán são alguns dos cineastas que podemos lembrar.

O júri do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam deste ano resolveu apostar nessa tendência premiando De Jueves a Domingo, o longa-metragem de estreia da chilena Dominga Sotomayor. Quem acompanha o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo certamente já terá visto alguma de suas obras, exibidas em São Paulo desde 2007.

Um dos trabalhos mais interessantes de Dominga em curta-metragem é certamente Debajo. Partindo do encontro de uma família que se reúne para assistir a um eclipse, o curta é inteiramente filmado em plongée, com a câmera posicionada no alto, a 90 graus de seu ângulo normal; toda a ação é portanto vista de cima.

Longe de serem meramente um exercício de estilo, os rigorosos ângulos de Debajo exploram os espaços criados pelas relações familiares, desnudando-as sem invadi-las. Se há poucos rostos e olhares que possamos ler, sobram gestos corporais, intenções, distâncias criadas pelo clima muitas vezes conflituoso entre os personagens. O eclipse, ápice sem clímax desse encontro, dirige ao espectador os olhares dessas pessoas, como num flagrante inconsciente da relação ambígua entre o filme e quem o assiste.  Dominga realiza em Debajo, enfim, um curioso exercício de observação do comportamento humano.

DEBAJO – Dominga Sotomayor from CINESTACION on Vimeo.