Reinaldo Glioche | 8 de julho de 2011

Carlos Saldanha prestigia exposição inspirada em ‘Rio’

Essa é somente para os cariocas, ou para aqueles que passarem pela Cidade Maravilhosa entre os dias 08 de julho e 04 de setembro. Tendo como o lançamento oficial do DVD e do Blu-Ray/Blu-Ray 3D de “Rio”, a Blue Sky, FOX, RioFilme, MisterToon Studios, IBRAM e o Museu Nacional de Belas Artes apresentam a exposição […]

Essa é somente para os cariocas, ou para aqueles que passarem pela Cidade Maravilhosa entre os dias 08 de julho e 04 de setembro. Tendo como o lançamento oficial do DVD e do Blu-Ray/Blu-Ray 3D de “Rio”, a Blue Sky, FOX, RioFilme, MisterToon Studios, IBRAM e o Museu Nacional de Belas Artes apresentam a exposição “Rio: A Arte da Animação”, quem tem como curador Marcello Monteiro.

A exposição ganha destaque por alguns motivos. A Fox pela primeira vez lança um Blu-Ray 3D no Brasil, enquanto o Museu Nacional de Belas Artes abre as portas para um tipo de arte diferente, dialogando com a arte contemporânea. É uma tentativa, de sucesso, de aproximar a arte tradicional dos novos meios audiovisuais, e também de trazer crianças para dentro de museus. Certamente a exposição ainda se aproveitará do público do AnimaMundi, que começa nos próximos dias, onde Carlos Saldanha, diretor do filme, será destaque e palestrante.

Ele, é claro, esteve presente na abertura e lançamento. Exibiu trechos dos extras do Blu-Ray, como making ofs e cenas deletadas, falou um pouco do processo de criação, tirou dúvidas e ainda mostrou a exposição para os convidados, falando passo a passo, desde o roteiro até a animação: “O processo de criação de um personagem na história é uma coisa de evolução. Essa idéia eu já tenho na minha cabeça há quase 10 anos. Sempre quis fazer um projeto sobre o Rio de Janeiro, adoro pássaros, sempre fui preocupado com o tráfico de animais, então a essência da história do filme já está na minha cabeça há muito tempo”. Nas paredes da sala Bernardelli, o visitante encontrará toda a criação de desenvolvimento do filme, além de poder assistir trechos do Blu-Ray.

Ainda falando sobre o filme, Saldanha ressaltou a intenção e a mensagem que queria passar: “Dá uma emoção, um alívio, você sente que chegou em um lugar mágico. Esse é o sentimento que eu sempre tive vindo pro Brasil. E tentei passar um pouco disso no filme. Essa é minha inspiração”.

Para terminar, o diretor falou também de sua participação no Anima Mundi. Definiu o evento como “o mais importante, por criar uma cultura de animação com o público geral”. Sobre o futuro da animação aqui no Brasil, ele concluiu: “Tenho muita esperança de que o mundo de animação no Brasil continue cada vez mais animado, para que a gente consiga passar para o próximo nível, que é o nível que hoje em dia vários países já estão inseridos”.

Rio: A Arte da Animação – De 08 de julho  a 04 de setembro – Museu Nacional de Belas Artes – Terça a Sexta, das 10h as 18h; Sábados e Domingos, das 12h as 17h. Ingresso: 5,00 Reais. Grátis aos domingos; Durante a semana para crianças menores de 10 anos e pessoas acima de 60 anos.

Anima Mundi – De 15 a 24 de julho no Rio de Janeiro; 27 a 31 de julho em São Paulo. Mais informações: www.animamundi.com.br

Por Heitor Machado