| 16 de fevereiro de 2011

Bravura Indômita

Os irmãos Coen afirmaram na imprensa que jamais viram o filme original, o rodado em 1969 por Henry Hathaway e que deu o único Oscar da carreira do astro John Wayne. Se é verdade ou não, não saberemos, o fato é que os diretores “brothers” parecem ser os maiores representantes do novo Western. O vencedor […]

Os irmãos Coen afirmaram na imprensa que jamais viram o filme original, o rodado em 1969 por Henry Hathaway e que deu o único Oscar da carreira do astro John Wayne. Se é verdade ou não, não saberemos, o fato é que os diretores “brothers” parecem ser os maiores representantes do novo Western. O vencedor do Oscar 2008, “Onde Os Fracos Não Têm Vez” apesar de não ser um faroeste típico, o estilo do drama se parece muito com os westerns do passado.

Bravura Indômita“, baseado no romance de Charles Portis,  é então uma caracterização perfeita daqueles filmes de herois e vilões do velho oeste com uma arma sempre na bainha da cinta a espera do inimigo. A história conta a saga da menina de apenas 14 anos, Mattie Ross (interpretada pela surpreendente Hailee Steinfeld) que quer vingar a morte do pai. Para isso, desfaz umas compras de cavalos e pôneis do pai morto para angariar recursos e pagar um matador profissional. Ela encontra o homem ideal para tal objetivo, o ex-federal Rooster Cogburn (Jeff Bridges), um delegado federal de currículo estimável, mas que não inspira muito confiança.

Na busca pelo assassino, Tom Chaney (Josh Brolin), Cogburn é acompanhado por LaBoeuf (Matt Demon, que enfim está interessantíssimo no papel coadjuvante) e a menina Matie que faz questão de acompanhá-los. O trajeto até o assassino e os confrontos entre os três vão dar o tom intismista ao filme que leva a um desfecho esperado, mas ainda sim com a marca pessoal dos irmão Coen que sabem dosar boas histórias e violência na medida certa.

O problema que “Bravura Indômita” é que a narrativa é lenta, os diálogos muitas vezes desncessários, apesar de inteligentes. Compará-lo ao “A Rede Social” que também concorre ao Oscar de melhor filme é um díspare. O filme do Facebook é veloz, agil e precisa prestar muita atenção para não perder algum momento chave da história. “Bravura Indômita” por sua vez demora para engrenar e chega dar sono no início do filme, mas depois que o enredo é apresentado, a história flui. Resta saber qual o ritmo que o telespectador prefere mais.

Título Original: True Grit

Diretor: Ethan Coen, Joel Coen

Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen e Charles Portis

Elenco: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Demon, Josh Brolin

Por Fernando Império, editor chefe