Marcio Salles | 22 de julho de 2018

Alejandro González Iñarritú

Nome Completo: Alejandro González Iñárritu Data de Nascimento: 15 de Agosto de 1963 em Mexico City, no México Três projetos essenciais: O Regresso, Biutiful, Amores Brutos [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2012/01/AlejandroGonzalezInarrituOscars2015LSAPPhoto-1024×683.jpg”] O cineasta mexicano é uma das grandes personalidades cinematográficas atuais. Com cinco filmes no curriculum, Iñarritú ganhou expressão mundial com suas obras que levam o espectador para […]

Nome Completo: Alejandro González Iñárritu
Data de Nascimento: 15 de Agosto de 1963 em Mexico City, no México
Três projetos essenciais: O Regresso, Biutiful, Amores Brutos

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2012/01/AlejandroGonzalezInarrituOscars2015LSAPPhoto-1024×683.jpg”]

O cineasta mexicano é uma das grandes personalidades cinematográficas atuais. Com cinco filmes no curriculum, Iñarritú ganhou expressão mundial com suas obras que levam o espectador para dentro da trama. Começando a trabalhar como DJ na mais famosa rádio do México, o diretor fazia faculdade de direção e teatro. Ao terminar o curso, foi para a Televisa, também famosa emissora de TV no país, onde conseguiu dirigir seu primeiro filme, uma produção da casa.

Nos anos 90, conhece o escritor Guilhermo Arriaga, que se tornou o roteirista de todos seus filmes. O primeiro trabalho dos dois seria contar histórias que se passassem na Cidade do México e pudessem se entrelaçar – assim nasceu Amores Brutos (2000), filme que os lançou para o país e para o mundo, sendo indicado até para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Neste trabalho, vemos a primeira parceria do diretor com Gael Garcia Bernal. Este é o primeiro trabalho de essência do ator, que volta a trabalhar com Iñarritú em Babel (2006).

Ainda antes de Babel, o cineasta mexicano produz 21 Gramas, em 2003. O filme aparece no cenário cinematográfico mundial como a consolidação do diretor americano. Com uma trama semelhante à do primeiro filme, ele conta com Sean Penn, Naomi Watts e Benicio del Toro no elenco, que garantem a ele interpretações notáveis e que recebem indicações ao Oscar. Assim, chegamos a 2006 com Babel, que é considerado o fecho da “Trilogia da Morte” do diretor.

Com Brad Pitt, Cate Blanchett e Gael Garcia Bernal no elenco, o diretor encerra as histórias interligadas com uma trama que ganhou renome internacional e foi premiada em diversos festivais, como Melhor Roteiro Original no Oscar, Melhor Diretor em Cannes e Melhor Filme no Globo de Ouro. Prêmios que evidenciam o sucesso da fórmula que soma a dupla diretor e roteirista, com um modo único de filmagem com narrativas não lineares, cortes secos e closes nos rostos das personagens em momentos clímax das tramas.

Em 2010, o diretor volta para os holofotes com Biutiful, com Javier Bardem no elenco e sem Arriaga escrevendo os roteiros. A história própria de Uxbal (Bardem), um homem pobre que precisa ganhar dinheiro para alimentar os filhos e lutar contra um câncer terminal é dura, forte e não possui nada de belo. O título controverso mostra as feiuras da vida e como precisamos vencê-las. Com uma grande atuação do grande nome da Espanha na atualidade, o filme traz as mazelas das classes baixas de Barcelona em dramas universais de quem passa por inúmeras dificuldades na vida.

Além dos grandes longas, o cineasta mexicano ainda participou de um projeto que mostrou a visão de diversos cineastas do atentado às Torres Gêmeas de 11 de setembro de 2001, intitulado 11’09’’01. Ele ainda dirigiu e produziu Powder Ked (2001), curta-metragem para a campanha da BMW, e Anna (2007), que participou do 60º Festival de Cannes.

E a lista de sucessos não acaba! Em 2014 foi a vez de Birdman, estrelado por Michael Keaton e Emma Stone, que lhe garantiu quatro Oscars, incluindo de direção e Melhor Filme. Acha que ele parou? Já no ano seguinte foi a vez do visceral O Regresso, que lhe rendeu mais um Oscar de diretor e ainda acabou com a maldição de Leonardo DiCaprio, que finalmente ganhou o dele. Nada mal.