André Sobreiro | 19 de julho de 2010

À prova de morte

Se você está querendo um daqueles filmes trash e completamente bloody, mas cheio de diálogos intrigantes e takes e enquadramentos pouco típicos nos blockbusters, temos uma boa notícia. Tarantino está de volta às telonas! À prova de morte, produzido em 2007, é um thriller que conta a história de um ex dublê de filmes, genialmente […]

Se você está querendo um daqueles filmes trash e completamente bloody, mas cheio de diálogos intrigantes e takes e enquadramentos pouco típicos nos blockbusters, temos uma boa notícia. Tarantino está de volta às telonas!

À prova de morte, produzido em 2007, é um thriller que conta a história de um ex dublê de filmes, genialmente interpretado por Kurt Russell, revelador de uma personalidade psicopata, que o faz ter uma enorme diversão por utilizar seu carro para assassinar algumas mocinhas bonitas que cruzam seu caminho. O automóvel é que faz com que o “dublê Mike” seja um homem à prova de morte, visto que seu brinquedinho foi construído para resistir a qualquer colisão, pelo menos no lado do motorista. Tarantino faz nesse filme uma homenagem aos filmes B sobre carros e perseguições, muitos dos quais influenciaram o modo de pensar e dirigir seus filmes.

As garotas perseguidas por Mike são daquelas que fazem referência à juventude perdida dos bares de beira de estrada, típicos dos filmes alternativos que se passam nas cidades pequenas dos Estados Unidos. O psicopata, se não fosse assustador, até poderia ser engraçado. O jeito de comer, de se vestir e de falar de um passado que ficou para trás na vida de um dublê que parece não ter se adaptado aos novos tempos. Kurt Russell soube caracterizar muito bem um assassino completamente patético longe das proteções de seu carro inviolável.

Quentin Tarantino não é conhecido por fazer filmes para quem fecha os olhos ao ver sangue, e todos sabemos disso. Desta vez, no entanto, muito mais do que sangue vai rolar e, para quem “não tem estômago”, talvez seja melhor não correr o risco de sair de casa para ir ao cinema e encontrar um dublê do mal. Fica a dica!

Título original: Death Proof
Diretor: Quentin Tarantino
Roteirista: Quentin Tarantino
Elenco: Kurt Russell, Rosario Dawson, Rose McGowan, Marley Shelton, Mary Elizabeth Winstead, Sydney Poitier, Zoë Bell, Eli Roth.
Duração: 114 min.

Por Paula Lopes, da Língua da P