André Sobreiro | 4 de fevereiro de 2018

Reese Witherspoon: duas facetas, um talento único

Nome completo: Laura Jeanne Reese Witherspoon Data de nascimento: 22 de março de 1976 Três projetos essenciais: Legalmente Loira, Jonnhy & June e Big Little Lies Reese Witherspoon é, pelo menos para mim, um grande exemplo de condução de carreira. Se você olha para uma foto dela, como essa aí logo acima, é capaz de […]

Nome completo: Laura Jeanne Reese Witherspoon
Data de nascimento: 22 de março de 1976
Três projetos essenciais: Legalmente Loira, Jonnhy & June e Big Little Lies

180204_ReeseWitherspoon

Reese Witherspoon é, pelo menos para mim, um grande exemplo de condução de carreira. Se você olha para uma foto dela, como essa aí logo acima, é capaz de pensar em dois extremos: a atriz engraçada ou jovenzinha, de filmes bobinhos (mas nem por isso menores) e a grande produtora e atriz de hoje, com um Oscar na estante e uma das responsáveis por levantar a grande bandeira do cinema atual: a igualdade entre homens e mulheres.

E como a gente aqui no Salada prega a igualdade, vamos falar desses dois pontos e como gostamos de ambos. No extremo inicial, os filmes mais leves, assim como as personagens idem. Como não citar Annette Hargrove, a menina bobinha feita de gato e sapato por Kathryn e Sebastian em Segundas Intenções? Mesmo com a virada final, a imagem que fica dela é essa.

E como esquecer Jill Green, a extremamente fútil irmã de Rachel em Friends? Aliás, estamos em 2018 e a gente segue esperando um reencontro nas telas de Jennifer Aniston, Christina Applegate e Reese. As irmãs Green em um projeto delas. Outro grande destaque é Elle Woods, a loira apaixonada por rosa de Legalmente Loira (1 e 2). Woods, por trás da futilidade, sempre passou uma mensagem de empoderamento, como a Camila de Lira destacou em uma antiga coluna.

reese-witherspoon-bend-snap

E a virada para uma carreira séria se deu rapidamente. Se em 2003 ela viveu Elle, dois anos depois veio sua participação em Johnny & June, como June Carter, que lhe rendeu o Oscar. Isso fez a atriz dar uma guinada completa? Que nada! A diversidade seguiu pelos anos seguintes. Mas é preciso destacar projetos mais sérios como Livre, seu trabalho com Jean Marc-Vallée.

Esse é um dos trabalhos da atriz também como produtora, uma faceta mais recente que a fez incentivar filmes (e séries) com mulheres como estrelas. Garota Exemplar é outro desses projetos. E 2017/2018, por sinal, são uma era grandiosa para ela. Além do aguardado Uma Dobra no Tempo, novo filme da Disney que ela estrela ao lado de Oprah e Mindy Kaling, ainda temos Big Little Lies.

A série da HBO, que contou com ela e Nicole Kidman no time de produtores, fez um sucesso estrondoso pela atualidade de temas e pelo time de atuação, premiado por onde passou. Uma era grandiosa se desenha para ela e a gente, como espectador, só tem o que comemorar.