André Sobreiro | 16 de novembro de 2017

Crítica | Histórias de Amor que não pertencem a este mundo

Quem não tem uma história de amor que, mesmo acabando, você demora para acreditar e ainda segue lutando por ela? Cláudia, a protagonista do filme de Francesca Comencini, certamente tem. Histórias de Amor que não pertencem a este mundo conta toda a trajetória do envolvimento dos professores universitários Cláudia e Flavio. Ele, mais racional, enquanto […]

Quem não tem uma história de amor que, mesmo acabando, você demora para acreditar e ainda segue lutando por ela? Cláudia, a protagonista do filme de Francesca Comencini, certamente tem.

AMORI_CHE_CNR7391_Andrea Pirrello

Histórias de Amor que não pertencem a este mundo conta toda a trajetória do envolvimento dos professores universitários Cláudia e Flavio. Ele, mais racional, enquanto ela essencialmente movida pela emoção se conhecem durante um evento da universidade e, de um impulso agressivo dela nasce um encontro e uma história de amor.

E como toda boa história de amor, as coisas não são apenas felizes. Ou tristes. E para refletir essa alternância, Francesca Comencini subverte a linha temporal e nos coloca para acompanhar pontos dispersos da história do casal.

Mas são duas mulheres que eu quero dar destaque aqui. A primeira é a diretora e roteirista Francesca Comencini. O filme, mesmo com as idas e vindas da trama, tem uma linha temporal bem clara e em momento algum você se perde na história. Fica aquela clara sensação de alguém rememorando sua própria história e, como sempre que se recorre à memória, os fatos se misturam. Outro destaque do trabalho de Francesca é a força do feminino. Sim, é a história de uma mulher transtornada pela perda de um amor, mas ainda assim é uma trama bem conectada com a mulher atual.

Sua protagonista é uma mulher madura, independente financeiramente, descobrindo sua sexualidade. E muito desse mérito fica para a atriz Lucia Mascino. Seu trabalho, ao mesmo tempo que nos faz rir com as situações beirando o absurdo e ainda assim reais, nos deixam com aquele gosto levemente amargo do fim.

Histórias de Amor que não pertencem a este mundo participou da Seleção Oficial do Festival de Locarno e do Festival do Rio e chega ao Brasil distribuído pela Mares Filmes.

[youtube id=”mEg4o9eoBbY”]