André Sobreiro | 12 de novembro de 2017

Christopher Nolan, um dos maiores dos dias atuais

Nome: Christopher Johnathan James Nolan Data de Nascimento: 30 de Julho de 1970, em Londres, Inglaterra Três Filmes essenciais: Amnésia, Insônia e Batman: O Cavaleiro das Trevas [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/10/20171112_ChristopherNolan.jpg”] Um dos diretores mais talentosos do cenário hollywoodiano atual. Escritor, diretor e cineasta consagrado pela crítica, nascido em 1970 (41 anos), Christopher Johnathan James Nolan é […]

Nome: Christopher Johnathan James Nolan
Data de Nascimento: 30 de Julho de 1970, em Londres, Inglaterra
Três Filmes essenciais: Amnésia, Insônia e Batman: O Cavaleiro das Trevas

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/10/20171112_ChristopherNolan.jpg”]

Um dos diretores mais talentosos do cenário hollywoodiano atual. Escritor, diretor e cineasta consagrado pela crítica, nascido em 1970 (41 anos), Christopher Johnathan James Nolan é um dos diretores mais admirados de sua geração, seja pelo talento ou pelas suas últimas criações.

Seu primeiro filme foi Amnésia (2000, Memento) trazia o casal Guy Pearce e Carrie-Anne Moss em um thriller pouco convencional e contado de trás para frente, seu segundo filme Insônia (Insomnia) mesmo com Al Pacino, Robin Williams e Hilary Swank não decolou. Logo em seguida foi convidado para dirigir a nova e melhor (opinião saladina) franquia de Batman já feita no cinema contemporâneo.

Batman Begins (2005), primeiro filme da franquia foi super elogiado pela nova estética apresentada, mais madura, sombria e misteriosa ao falar sobre o homem morcego e acabou responsável por lançar a moda das adaptações de super heróis, além de lançar um dos melhores atores da década Christian Bale, já premiado e reconhecido como deveria.

Em seguida lançou o Grande Truque (The Prestige, 2006) no elenco Hugh Jackman, Christian Bale e Scarlett Johansson, apesar de não fazer sucesso de bilheteria, a partir desse filme, teve uma procura por parte de atores em busca de trabalhar com o diretor, preparando-o para o próximo grande sucesso, Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008), segundo filme da franquia, eternizando desta vez Heath Ledger com o eterno coringa.

A Origem (Inception, 2010) filme que traz Leonardo DiCaprio o protagonista numa história completamente intrigante, interessante e ao estilo de Nolan e com Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Ken Watanabe, Cillian Murphy, Marion Cotillard, Michael Caine, um elenco e tanto foi grande sucesso de 2010, destacando não só o talento dos atores/diretor, mas também um roteiro original em ficção científica.

Em 2012 o diretor encerrou sua trilogia Batman, com O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mais fraco que seus antecessores, mas ainda assim acima da média. Na sequência vem Interestelar, sua ficção-científica espacial que não obteve a recepção esperada, mas que, inegavelmente, é um belo trabalho visual.

Fechando a filmografia atual temos Dunkirk, um de seus mais lindos trabalhos visualmente falando. Aqui, Nolan usou toda a tecnologia disponível para quase que colocar o espectador dentro da Guerra. E conseguiu.