Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Perfis

James Cameron, cinema superlativo

por André Sobreiro comentários

Nome: James Francis Cameron
Data de Nascimento: 16 de Agosto de 1954, em Kapuskasing, Canadá
Três filmes essenciais: Aliens – O Resgate, Titanic, O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Salada de Cinema

Falar de James Cameron sem ser superlativo é bobagem. Era dele, até 2008, o posto e maior bilheteria da história, com Titanic. E ele foi superado por ele mesmo, com Avatar. O terceiro colocado, Star Wars: O Despertar da Força, arrecadou cem milhões a menos.

Mas voltando à carreira desse canadense, vamos achar seus primeiros trabalhos como diretor no fim dos anos 70 e início dos 80, com Xenogenesis e Piranhas 2 – Assassinas Voadoras. A grande explosão aconteceu, contudo, com O Exterminador do Futuro, em 1984, e Aliens – O resgate, de 1986, consolidando Cameron como diretor de grandes projetos.

De lá para cá, a carreira de James Cameron apresenta um fato curioso. Até chegar a Titanic, em 1997, o diretor fez apenas cinco filmes, sendo dois deles curtas, incluindo O Exterminador do Futuro 2 e True Lies. Mas isso é realmente uma característica do diretor. Entre Titanic e Avatar – e os 11 anos que os separam – foram feitos apenas curtas ou então documentários.

E, como não é surpresa para ninguém, o que o diretor lançou desde então? Apenas Toruk, The First Flight para a TV no ano passado e estão anunciados The Last Train from Hiroshima: The Survivors Look Back e The Informationist, ambos sem data. Isso sem citar Avatar 2, 3, 4 e 5, previstos para 2020, 2021, 2024 e 2025. Mas até lá, muita coisa pode acontecer.

Studio na Colab55
André Sobreiro
André Sobreiro

Jornalista, daqueles que acredita no momento mágico em que as luzes do cinema se apagam e o filme vira a realidade

Veja todos os posts de André Sobreiro
Comentários
Follow my blog with Bloglovin