Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Colunas

cine nerd: Planeta dos Macacos: A Guerra

por Igor Appolinario comentários

“I did not start this war. I offered you peace. I showed you mercy. But now you’re here. To finish us off… for good” – Caesar (Andy Serkis)

Salada de Cinema

Olá Nerds!

Depois do despertar dos macacos em Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011) e sua crescente independência em Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014), Caesar (Andy Serkis, em mais uma memorável interpretação via motion capture) retorna às telonas defendendo seu povo contra aquela que será a tentativa final da Humanidade de reaver seu domínio sobre o planeta em Planeta dos Macacos: A Guerra (War for the Planet of the Apes, 2017).

Salada de Cinema

Se aproximando cada vez mais do futuro distópico criado no clássico original O Planeta dos Macacos (1968), A Guerra traz um Caesar mais endurecido, mais velho e mais sábio, enfurecido pelos desmandos da raça humana contra a sua nação.

Novo ou Velho, a saga Planeta dos Macacos sempre marcou um ponto crucial em sua narrativa: a destruição da Humanidade por causa de sua própria soberba. E é essa necessidade de superioridade e dominação que O Coronel (Woody Harrelson) representa de forma intensa e avassaladora.

Salada de Cinema

Segundo Matt Reeves, o grupo de soldados humanos é chamado de Alpha & Omega em referência a bomba dos mutantes em De Volta ao Planeta dos Macacos (Beneath the Planet of the Apes, 1970). Seus símbolos sendo iguais ao da bomba no filme. O nome também uma referência ao alfabeto Grego, onde Alfa e Ômega são a primeira e última letras. Um velho ditado grego usava a expressão “O Alfa e o Ômega de tudo” se referindo ao começo e ao fim de qualquer coisa.

Salada de Cinema

Com cada novo filme, Caesar vai se tornando cada vez mais fluente na linguagem humana, com um vocabulário mais complexo e regular. Isso é uma forma intencional de demonstrar ao público o crescimento do personagem, o aumento de sua importância dentro da nova sociedade que vai se formando e sua “personalização”, deixando de ser um animal.
Já com planos para uma 4ª interação nos próximos anos, Planeta dos Macacos: A Guerra é mais um membro da imensa saga iniciada em 1968, completando agora 9 filmes nas telas.

Uma curiosidade final: O filho de Caesar, Cornelius, tem o mesmo nome do personagem do filme original. Ironicamente, Cornelius é o pai do macaco Caesar, que no futuro distópico daria o nome de seu pai ao próprio filho.

Salada de Cinema
Studio na Colab55
Igor Appolinario
Igor Appolinario

Nerd inveterado, ainda procura a Pergunta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Escreve sobre Cinema Nerd, pra divertir e informar o pessoal interessando em sempre quer saber um pouco mais.

Veja todos os posts de Igor Appolinario
Comentários
Follow my blog with Bloglovin