André Sobreiro | 6 de julho de 2017

Homem-Aranha | Mas é da Marvel ou não?

A gente reconhece: nem sempre é fácil de entender os limites da Marvel nos cinemas. Se nos quadrinhos, os personagens se encontram e desencontram a torto e a direito, quando a gente fala em cinema, os estúdios e os milhões falam mais alto. [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Spider-Man-Captain-America-Civil-War.jpg”] Marvel Studios é Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Formiga, […]

A gente reconhece: nem sempre é fácil de entender os limites da Marvel nos cinemas. Se nos quadrinhos, os personagens se encontram e desencontram a torto e a direito, quando a gente fala em cinema, os estúdios e os milhões falam mais alto.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Spider-Man-Captain-America-Civil-War.jpg”]

Marvel Studios é Thor, Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Formiga, Guardiões da Galáxia e por aí vamos. Quando a gente fala em Fox, aí temos que pensar em Quarteto Fantástico e em todo o universo dos mutantes dos X-Men. Já a Sony detém o Homem-Aranha.

Mas aí ele aparece em Capitão América: Guerra Civil, um filme da Marvel. E tudo fica confuso. Na verdade a coisa toda é mais simples do que parece. Homem-Aranha segue sendo da Sony. Mas a Marvel pode usar. Com o aval da Sony. Ficou claro? Vamos voltar no tempo para facilitar.

O Homem-Aranha de Andrew Garfield não foi exatamente um sucesso. Em paralelo, a Marvel está criando um universo cada vez mais grandioso nos cinemas, com intersecções mil. Percebe o quão tentador se tornou fazer parte disso?

E aí chegamos aos termos do acordo. O Aranha segue sendo da Sony. Mas ele está nos filmes da Marvel, que toma as decisões criativas todas (até para se interligar em todo o universo) sempre com a aprovação da Sony, que assume a distribuição, marketing e afins. A Marvel não paga para usar o personagem em seus filmes e, em troca, o lucro é da Sony (menos nos filmes da Marvel, claro). Simples, vai?