| 22 de abril de 2017

Entrevista: Ernani Nunes, diretor de ‘Gostosas, Lindas e Sexies’

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/04/ernani-nunes.jpg”] Em ‘Gostosas, Lindas e Sexies’, quatro mulheres consideradas “plus size” são as protagonistas. Carolinie Figueiredo, Cacau Protásio, Mariana Xavier e Lyv Zies lideram o elenco da comédia, já em cartaz nos cinemas do Brasil. A direção é do estreante Ernani Nunes. Com experiência da quinze anos em publicidade e no comando de reality […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/04/ernani-nunes.jpg”]

Em ‘Gostosas, Lindas e Sexies’, quatro mulheres consideradas “plus size” são as protagonistas. Carolinie Figueiredo, Cacau Protásio, Mariana Xavier e Lyv Zies lideram o elenco da comédia, já em cartaz nos cinemas do Brasil.

A direção é do estreante Ernani Nunes. Com experiência da quinze anos em publicidade e no comando de reality shows como ‘Papito In Love’ e ‘Adotada’, ambos da MTV, ele chega agora ao primeiro longa. “Desejo que milhões de pessoas possam se deliciar com o nosso filme. O filme tem uma pegada leve, bem humorada e que faz você refletir sobre assuntos da vida contemporânea”, espera.

Na semana de lançamento do filme, Nunes conversou com o Salada de Cinema:

Salada de Cinema – Como o projeto do longa chegou até você e por quê decidiu fazer deste seu primeiro longa como diretor?

Ernani Nunes – Sou o criador original da ideia, concebi em 2006! Sempre quis contar a história dessas quatro mulheres. Inicialmente almejava que fosse uma série. Em 2011, conheci o Marcelo Braga meu sócio e produtor do longa metragem. Registramos juntos o argumento para o filme. Há dois anos, ele apresentou o argumento a Paris Filmes e para nossa co produtora, a Paramount, que entraram de cabeça com a gente. Então comecei a trabalhar no roteiro com o Vinicius Marquez.

Qual é a importância de ter quatro mulheres consideradas “plus size” como protagonistas, num momento em que se fala tanto em diversidade?

É de mostrar que o peso não deve ser o critério determinante na escolha das protagonistas. O filme mostra o valor dessas mulheres sem apelar para clichês baseados no seu biotipo. Elas são bem diferentes entre si e cada uma tem seus conflitos, valores e particularidades. Histórias interessantes como toda boa protagonista.

Também falamos de igualdade de gêneros. Não que o filme tenha essa pretensão, mas ajuda mostrar que a aparência não deve ser um fator determinante para a ascensão profissional ou social de alguém.

Apesar de falar sobre quatro mulheres, o filme foi escrito e dirigido por homens. Acha que isso pode representar um problema de alguma forma, já que cresce o debate por mais espaço para criadoras e autoras femininas no cinema?

Acho que o cinema é uma arte que cada dia vemos mais realizadoras. Aqui mesmo no Brasil temos muitas diretoras. E torço pra que esse número aumente. No nosso filme a equipe é bem feminina, a diretora de arte, assistente de direção, continuísta etc.

A idéia de realizar o longa como esse poderia ter sido de uma mulher sim. Não vejo que o assunto balize a escolha de quem deve escrever o roteiro ou dirigir o filme. Apesar de não ter pretensão de levantar certas bandeiras, o filme trata de questões atuais e importantes sobre igualdade de gêneros. Isso acaba sendo uma consequência dessa ideia inicial que eu tive de mostrar a vida dessa pessoa e de valorizar as pessoas como elas são.

Como foi a escolha do elenco?

Desafiadora. Comecei focando na procura das protagonistas e o elenco coadjuvante veio da “química” com elas.

Antes do filme, você trabalhou por muitos anos como diretor de reality shows. O que dessa experiência você acha que conseguiu trazer para ‘Gostosas, Lindas e Sexies’?

O reality é um ótimo exercício para um diretor que almeja dirigir um obra de ficção. No reality conhecemos a fundo a alma humana, possibilita criar personagens reais na ficção. Convivi com pessoas que se visse em uma tela de cinema achava que não existiriam na vida real, mas existem!

E me formei muito também muita na publicidade, onde trabalho até hoje. O que é um grande exercício de cinema, porque a publicidade tem uma linguagem cinematográfica.

Como espera que o filme seja recebido pelo público? Há uma expectativa da sua parte ou da distribuidora em relação ao número de espectadores?

Desejo que milhões de pessoas possam se deliciar com o nosso filme. O filme tem uma pegada leve, bem humorada e que faz você refletir sobre assuntos da vida contemporânea.

Assista ao trailer de ‘Gostosas, Lindas e Sexies’:

[youtube id=”dbvnzSq4MZ4″]