André Sobreiro | 8 de abril de 2017

Dustin Hoffman, rei dos clássicos

Nome Completo: Dustin Lee Hoffman Data de Nascimento: 8 de agosto de 1937 (79 anos), Los Angeles, Califórnia, EUA Três Filmes Essenciais: A Primeira Noite de um Homem (1967), Rain Man (1988), Kramer Versus Kramer (1979) [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/03/dustin-hoffman-.jpg”] Dustin Hoffman é cria do teatro. Com uma longa carreira nos palcos, sua primeira grande incursão nos […]

Nome Completo: Dustin Lee Hoffman
Data de Nascimento: 8 de agosto de 1937 (79 anos), Los Angeles, Califórnia, EUA
Três Filmes Essenciais: A Primeira Noite de um Homem (1967), Rain Man (1988), Kramer Versus Kramer (1979)

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/03/dustin-hoffman-.jpg”]

Dustin Hoffman é cria do teatro. Com uma longa carreira nos palcos, sua primeira grande incursão nos cinemas, após alguns trabalhos em TV, já foi icônica. Aos 30 anos ele esteve em A Primeira Noite de um Homem, comédia dramática de Mike Nichols em que atuou ao lado de Anne Bancroft, eternizado como Mrs. Robinson. O sucesso foi tão grande que já lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.

O Oscar, aliás, gosta bastante do trabalho de Hoffman. Ao longo dos anos, foram sete indicações, sempre por Melhor Ator, e que ainda renderam duas estatuetas: a primeira delas em 1980 por Kramer vs. Kramer e em 1989 por Rain Man.
Se a gente falar em Globo de Ouro, o amor é ainda maior. Foram, ao todo, doze indicações e seis prêmios. O primeiro, como revelação, também por A Primeira Noite de um Homem, foi seguido por Kramer vs Kramer, Tootsie, A Morte de um Caixeiro-Viajante (feito para a TV), Rain Man e, em 2009, foi agraciado com o Cecil B. DeMille pela carreira.

Percebeu que, até agora a gente só falou de grandes filmes? Pois é. Mas Hoffman não se acomodou no mundo dos grandes dramas. Seu currículo ainda conta com a série de comédias Entrando Numa Fria, ao lado de Adam Sandler e ainda se enveredou pelas dublagens, como Shifu, o sábio mestre de Kung Fu Panda.

Nos últimos anos, apesar de mais recluso, ele ainda esteve de volta como Shifu, participou da série de TV Médici e, para esse ano, ainda estará em Yeh Din Ka Kissa, de Noah Baumbach ao lado de Emma Thompson, Adam Sandler e Bem Stiller.