| 29 de março de 2017

Fragmentado

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/03/maxresdefault.jpg”] Quando se fala no nome do diretor M. Night Shyamalan, o primeiro filme que vêm à cabeça é, normalmente, o Sexto Sentido, não? Talvez o suspense mais recente do diretor de sucessos como A Vila, Sinais e Corpo Fechado, ou do épico fracasso A Dama na Água, venha a substituir essa referência. Fragmentado […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/03/maxresdefault.jpg”]

Quando se fala no nome do diretor M. Night Shyamalan, o primeiro filme que vêm à cabeça é, normalmente, o Sexto Sentido, não? Talvez o suspense mais recente do diretor de sucessos como A Vila, Sinais e Corpo Fechado, ou do épico fracasso A Dama na Água, venha a substituir essa referência.

Fragmentado (Split, 2016) conta a história de Kevin, interpretado por James McAvoy (jovem Professor Xavier em X-Man), que rapta três adolescentes e as mantém aprisionadas em cativeiro. Kevin não é um sequestrador “normal”, ele sofre de TDI – Transtorno Dissociativo de Identidade – doença mental que geralmente é desencadeada quando o cérebro tenta suprimir um grande trauma e a pessoa desenvolve uma personalidade diferente. No caso de Kevin, ele desenvolveu 23. Casey, interpretada por Anya Taylor-Joy (A Bruxa), é uma das adolescentes raptadas e mantidas em cativeiro por Kevin. Diferente de suas colegas de confinamento, Casey é a única que, após compreender o problema de Kevin, acredita que a melhor maneira de sobreviver é conversando com as diferentes personalidades que se apresentam, na tentativa de convencer uma delas a libertá-las. Mas nem todas as personalidades de Kevin são más, algumas delas tentam pedir ajuda à sua terapeuta, a Dra. Karen, interpretada por Betty Buckley (Carrie A Estranha, de 1976), terapeuta especializada em transtornos de personalidade, que é a única que sabe como controlar Kevin e suas múltiplas personalidades.

Com um roteiro bem elaborado, convincente e com um suspense na medida certa que te deixa, ao mesmo tempo, apreensivo e curioso com o que vai acontecer na próxima cena, tentando antecipar o próximo movimento do “vilão”, o grande destaque do filme vai para a incrível interpretação de McAvoy. James consegue, brilhantemente, interpretar as distintas personalidades no detalhe, seja mudando o tom e ritmo da voz, a postura e expressão corporal em cena, ou até a fisionomia, criando uma perfeita diferenciação entre cada uma de suas personalidades. E a jovem Anya consegue acompanhar o ator de igual para igual. Sua personagem também possui traumas do passado, que vão sendo apresentados em flashbacks perturbadores à medida que interações com as personalidades de Kevin são necessárias, como se fossem uma resposta imediata do organismo a uma ameaça, fazendo com que Casey busque na sua memória qual seria a melhor interação com a personalidade que se apresenta à ela, baseado em suas experiências de vida.

Fragmentado é um excelente filme de suspense psicológico que coloca Shyamalan de novo nos holofotes de hollywood, e que poderia muito bem levar McAvoy a uma indicação ao Oscar pela excelente atuação. E o que dizer da cena final? Muitas teorias já estão recheando a internet, e Shyamalan já comentou da possibilidade de uma sequência. Para quem é fã do diretor, só resta torcer.

Assista ao trailer de ‘Fragmentado’:

[youtube id=”CWixUrbq6y8″]