Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Colunas

cine nerd: Logan

por Igor Appolinario comentários

“She’s like you… she’s very much like you” – Charles Xavier (Patrick Stewart).

Salada de Cinema

Olá Nerds!

Essa semana vamos falar da emocionante conclusão da epopéia de Wolverine nos cinemas com Logan (2017)!

Neste filme, tratado como uma despedida de Hugh Jackman ao personagem que interpretou durante 17 anos, vemos Logan tentando viver sua vida após a mortes da maioria dos mutantes do mundo. Enfraquecido, envelhecido e cuidando de um doente Professor Charles Xavier (Patrick Stewart), Logan abandonou toda a esperança de sua vida e no futuro dos mutantes, até que Laura (Dafne Keen) cruza seu caminho e faz com que o “Wolverine” volte a ação.

Salada de Cinema

Último filme em que Hugh Jackman interpretará o personagem Wolverine, o ator cita sua idade e seus problemas com o câncer de pele como fatores que o fizeram ‘se aposentar’. Jackman cita também uma conversa com o comediante Jerry Seinfled, famoso pela sitcom com seu nome, onde ele não queria chegar a um ponto em seu programa de TV onde a audiência se cansasse dele. Jackman disse estar feliz de poder evitar isso com seu Wolverine.

Patrick Stewart perdeu quase 10kg para interpretar um Charles Xavier doente e idoso. O ator disse que foi um desafio na carreira, pois sempre teve um peso estável e nunca precisou emagrecer tanto para um papel. Nas cenas em que Hugh Jackman carrega Stewart no filme, são todas verdadeiras, sem truques de cena.

Salada de Cinema

Simon Kinberg, produtor da franquia X-Men, desmentiu os boatos de que o sucesso da classificação adulta de Deadpool (2016) fez com que a 20th Century Fox permitisse um Wolverine mais sangrento e para adultos no cinema. Ele afirma que a classificação R (para maiores de 18 anos) era a intenção do longa desde o início.

O próprio diretor James Mangold, o mesmo de Wolverine: Imortal (The Wolverine, 2013), disse que a classificação adulta era desejada não pela violência em sí, mas por poder abordar temas mais adultos e um ritmo diferente de filme. Sendo que uma classificação para públicos mais jovens arrastaria o filme para a obrigação de uma aventura de cortes rápidos e plot simplificado, para agradar a audiência adolescente.

As influência de Mangold para Logan inclui estórias de crime, como Rota Suicida (The Gauntlet, 1977), dramas como Lua de Papel (Paper Moon, 1973), Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006) e O Lutador (The Wrestler, 2008). Outra grande influência, que conseguimos sentir desde o primeiro trailer, são os clássicos Faroestes americanos, como Os Cowboys (The Cowboys, 1972) e Os Brutos Também Amam (Shane, 1953), este último aparecendo no próprio filme.

Salada de Cinema

O filme faz diversas referências aos X-Men e como eles não existem mais. Podemos até entender que eles se tornaram ícones da cultura pop antes de sumir. As revistas em quadrinhos que Logan encontra com Laura, sobre os X-Men, não são edições reais. Todas elas foram ilustradas por Dan Panosian especialmente para o filme.

Ainda que num futuro relativamente distante, Logan faz referência ao passados dos X-Men e do próprio personagem. A espada de samurai que Logan ganhou em Wolverine: Imortal pode ser vista em seu quarto na fundição abandonada onde ele e Xavier estão escondidos.

Salada de Cinema

Logan é um filme a parte de toda a saga X-Men. Mais sério e centrado na desesperança do personagem título, ele tenta se afastar daquilo que hoje consideramos “filme de super-herói”. O próprio título do filme é uma constatação dessa distanciação, além de uma referência a famosa graphic novel “O Velho Logan” de Mark Millar que inspirou o roteiro do filme, é quase o posto do título do filme anterior, “O Wolverine”.

Uma Curiosidade Final: No Reino Unido, a primeira grande premiere do filme, foi anormalmente marcada para às 10:23 da noite. Essa é uma referência a personagem X-23, ponto focal do filme (sendo X o número 10 em algarismos romanos). Este é também o 10º filme da franquia X-Men lançado no cinema.

Até a próxima com mais Cine Nerd!

Studio na Colab55
Igor Appolinario
Igor Appolinario

Nerd inveterado, ainda procura a Pergunta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Escreve sobre Cinema Nerd, pra divertir e informar o pessoal interessando em sempre quer saber um pouco mais.

Veja todos os posts de Igor Appolinario
Comentários
Leia Também
Follow my blog with Bloglovin