| 8 de fevereiro de 2017

Jackie | A História segundo Pablo Larraín

Aos 40 anos o chileno Pablo Larraín é um fenômeno do cinema latinoamericano. No currículo, além de títulos de peso que contam através da película um pouco da história recente do Chile, o diretor coleciona prêmios como o Globo de Ouro (No) e o Prêmio do Júri do Festival de Berlim (O Clube). Além de […]

Aos 40 anos o chileno Pablo Larraín é um fenômeno do cinema latinoamericano. No currículo, além de títulos de peso que contam através da película um pouco da história recente do Chile, o diretor coleciona prêmios como o Globo de Ouro (No) e o Prêmio do Júri do Festival de Berlim (O Clube). Além de indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (No). Não demorou para Hollywood reconhecer o talento do filho de um professor e de uma ex-ministra que denuncia em seus filmes a ditadura que assolou seu país e que até hoje ainda possui feridas expostas.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Film-Pablo-Larrain_01web.jpg”]

Tony Manero (2008)
Em plena ditadura do general Augusto Pinochet, Raul tem uma verdadeira fixação pelo personagem de John Travolta que dá nome ao filme. Mas a fachada esconde um homem doente que é capaz de assassinatos e outras crueldades. Um início realmente promissor.

Post Mortem (2010)
Novamente com Alfredo Castro no elenco, Larraín retorna aos anos 70 durante a ditadura chilena para contar a história de Mario, um solitário funcionário do necrotério. Apaixonado por sua vizinha, uma dançarina de cabaré que desaparece misteriosamente em 11 de setembro, ele passa a procurá-la em meios aos corpos das vítimas do golpe.

No (2012)
Alfredo Castro retorna nesse filme que encerra a trilogia sobre a Ditadura Chilena. Mas é Gael Garcia Bernal quem brilha na pele do publicitário contratado pelo “No” para vencer Pinochet e sua ditadura nas urnas. Uma verdadeira aula de marketing político essencial para qualquer pessoa que trabalhe com comunicação. E você vai ficar anos com a música na cabeça: “Chile, la alegria ya viene…” Viu só!

O Clube (2015)
Adivinha quem é o protagonista do filme: sim, ele mesmo Alfredo Castro. Agora ele é um ex-padre que vive com outros colegas em uma casa isolada em um litoral de uma pequena cidade chilena. O problema é que os fantasmas do passado sempre voltam e trazem a tona escândalos envolvendo a igreja católica. Um filmaço.

Neruda (2016)
Não chega a ser uma cinebiografia, mas Larraín conta de uma forma única e quase como um noir um pouco da história do poeta chileno Pablo Neruda e sua fuga antes da ditadura militar. Um jogo de gato e rato de tirar o fôlego. E sim, Castro faz uma pontinha.