Raphael Camacho | 26 de janeiro de 2017

cine nerd: Passageiros

“We were woken too soon… Ninety years too soon” – Jim Preston (Chris Pratt). [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/ew-passengers01000233227_0-banner-1.jpg”] Olá Nerds! Morten Tyldum, diretor do ótimo O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014), traz às telonas o casal de novos queridinhos de Hollywood, Jennifer Lawrence e Chris Pratt, para contar a estória de Aurora e Jim, dois […]

“We were woken too soon… Ninety years too soon” – Jim Preston (Chris Pratt).

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/ew-passengers01000233227_0-banner-1.jpg”]

Olá Nerds!

Morten Tyldum, diretor do ótimo O Jogo da Imitação (The Imitation Game, 2014), traz às telonas o casal de novos queridinhos de Hollywood, Jennifer Lawrence e Chris Pratt, para contar a estória de Aurora e Jim, dois missionários da Terra a bordo da nave Avalon, a caminho de uma nova galáxia para colonizar e expandir a raça Humana.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/giphy.gif”]

Porém a viagem é longa e os dois, entre milhares, são os únicos que estão acordados, com 90 anos de caminha ainda a percorrer. Enquanto Jim e Aurora trabalham juntos para manter a sanidade e fazer com que Avalon chegue ao seu destino, eles veem nascer uma relação profunda em meio à solidão e adversidade.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/passengers-movie-head-smash-gif.gif-w527h297.gif”]

Avalon, a gigantesca nave espacial do filme é nomeada em homenagem à ilha mística onde o Rei Arthur foi após um ferimento mortal para se curar e, segundo a lenda, de onde um dia retornará. Arthur, o bartender robô, é outra referência à lenda. O desenho único da espaçonave é inspirado na semente do Sicômoro americano, também chamado plátano, que possui “asas” em suas sementes, que fazem com que elas caiam em um movimento circular, como pequenos helicópteros.

O bar da Avalon é uma clara referência ao filme O Iluminado (The Shining, 1980): O bartender se veste como o do filme, se comporta de forma educada e não pode deixar seu posto. Assim como o bar do Overlook Hotel, a iluminação vem de baixo, a decoração é toda em Art Deco (contrastando com todo o resto da nave futurista). As constantes conversas de Jim com Arthur também são uma referência a O Iluminado.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/tumblr_o672sgz9WT1v790f9o1_500.gif”]

Quando Jim leva Aurora para fora da nave, em trajes espaciais, e se solta, ela se assusta, mas Jim pergunta “você confia em mim?” estendendo a mão para Aurora. Essa é outra referência do filme, desta vez a Alladin, quando o jovem leva Jasmine em um passeio de tapete mágico.

O nome da personagem de Jennifer Lawrence é outra referência à Disney: Aurora, a princesa encantada por Malévola, mais conhecida como A Bela Adormecida.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/jennifer-lawrence-chris-pratt.gif”]

Assim como em 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), cenas dentro da centrífuga da naves espacial foram filmadas em um cenário rotativo, quando os atores andavam todo o cenário rodava ao redor deles.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/passengers-movie-chris-pratt-jennifer-lawrence.gif-w516.gif”]

Duas curiosidades finais: Este é outro filme onde Laurence Fishburne é responsável por resolver um grande problema no espaço, assim como em O Enigma do Horizonte (1997), onde ele interpretou o Capitão Miller.

Outra é que este é o segundo “bartender” excentrico da carreira de Michael Sheen. Ele foi Castor, dono do bar futurista de TRON: O Legado (2010).

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/cKznTUfKo2.gif”]

Até a próxima com mais Cine Nerd!