André Sobreiro | 18 de janeiro de 2017

La La Land | Os dez melhores musicais do século XXI

La La Land chegou com tudo disposto a assumir um posto de destaque na lista dos grandes musicais do cinema. O gênero, que já foi a grande estrela das telonas, perdeu forças por décadas, mas nos anos 2000 tem voltado. E aparentemente para ficar. Para quem ama o gênero, selecionamos os melhores desse século. Para […]

La La Land chegou com tudo disposto a assumir um posto de destaque na lista dos grandes musicais do cinema. O gênero, que já foi a grande estrela das telonas, perdeu forças por décadas, mas nos anos 2000 tem voltado. E aparentemente para ficar. Para quem ama o gênero, selecionamos os melhores desse século. Para não ser injusto com ninguém, a lista vem por ordem de lançamento.

1. Moulin Rouge

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical01.jpg”]

Nos idos de 2001 Baz Luhrmann conseguiu criar uma mistura de drama com músicas pop que culminou no vermelho e delicioso Moulin Rouge. A retomada do gênero, com o amor de Christian e Satine, começou com estilo>

2. Chicago

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical02.jpg”]

Se Moulin Rouge abriu as portas, Chicago elevou o nível. A adaptação da famosa peça da Broadway sobre as bandidas Velma Kelly e Roxie Hart, uma com a carreira em decadência e a outra buscando o estrelato, conseguiu colocar o gênero em destaque e suas canções até hoje em sucesso.

3. Escola de Rock

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical03.jpg”]

Criança também canta e Jack Black junto com Escola de Rock conseguiu colocar clássicos do gênero em um filme muito divertido e recheado de crianças cativantes.

4. Ray

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical04.jpg”]

A vida de grandes astros costuma render dramas musicados bem interessantes. E Jamie Foxx não fez feio mesmo ao assumir a pele do grande Ray Charles nessa adaptação.

5. Piaf: Um Hino de Amor

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical05.jpg”]

Um bom ano para quem gosta de filmes com atores soltando a voz (ou fingindo que soltam) foi 2007. A lista começa com Marion Cotillard e sua impressionante atuação como Edith Piaf. Um filme lindo, com as canções da cantora francesa e que colocou a atriz no mapa do cinema mundial.

6. Dreamgirls

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical06.jpg”]

Ainda no mesmo ano temos Dreamgirls, uma versão da história real das Supremes com Jennifer Hudson e Beyoncé soltando a voz e mostrando seu talento.

7. Sweeney Todd

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical07.jpg”]

Nem Tim Burton escapou da moda. Sweeney Todd, aqui no Brasil chamado de O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, conseguiu reunir as características de um musical com o estilo e elenco habituais de Burton. O resultado é bem divertido.

8. Hairspray

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical08.jpg”]

Um filme, que virou musical e depois filme mais uma vez. O que importa é que Hairspraay passa a sua mensagem a favor da diversidade de maneira leve, descompromissada e bem divertida.

9. Mamma Mia

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical09.jpg”]

ABBA é uma delícia. E que tal pegar as canções do quarteto e transformar em uma peça e depois em um filme? Não tem como ser ruim. Mesmo que você não goste do filme, Meryl Streep faz você amar cada uma das cenas musicais.

10. Os Miseráveis

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2017/01/musical10.jpg”]

Sangue, guerra, traições. Os Miseráveis descrevem a França no período da Revolução Francesa de maneira detalhista. E isso foi material para um musical que virou um filme emocionante. Canções clássicas estão ali e fazem a gente querer sofrer junto com eles.