Salada de Cinema

Notícias, entrevistas, perfis e muito mais de tudo que acontece no mundo do cinema.

Salada de Cinema
Colunas

cine nerd: A Chegada

por Igor Appolinario comentários

“If you could see your whole life laid out in front of you, would you change things?” – Dr. Louise Banks (Amy Adams).

Salada de Cinema

Olá Nerds!
Quando diversos artefatos alienígenas gigantescos chegam à Terra, cientistas do mundo inteiro ficam fascinados pela revelação de vida fora do planeta. Porém, impossibilitados de se comunicar com essas misteriosas naves, todos os esforços se concentram na linguísta Dra. Louise Banks (Amy Adams) que começa sua saga em entender o por quê estamos sendo visitados.

A Chegada (arrival, 2016), é a adaptação para as telonas do conto “Story of Your Life” do escritor Ted Chiang, publicado originalmente em 1998. Chiang aprovou o filme imediatamente, dizendo que esta era uma das raras oportunidades onde um filme era ao mesmo tempo “um bom filme e uma boa adaptação”, considerando que em ficção científica isso era praticamente “um milagre”!

Salada de Cinema

Denis Villeneuve (Incêndios – 2010 e Sicario: Terra de Ninguém – 2015), é o novo queridinho da ficção científica em Hollywood, entregando um filme consistente e emocionante e já partindo para uma nova aventura em Blade Runner 2049 (previsão no Brasil em Outubro/2017).

Villeneuve e os escritores tomaram todos os esforços possíveis para fazer com que A Chegada fosse cientificamente preciso. Stephen e Christopher Wolfram, pai e filho, cientistas e inventores renomados foram consultores da produção e ajudaram com a terminologia, gráficos e descrições utilizadas.

O diretor e o roteirista Eric Heisserer também criaram uma linguagem visual alienígena funcional de verdade, com mais de cem ‘logogramas’ diferentes, operacionais e que aparecem durante todo o filme.

Salada de Cinema

O suspense por trás das intenções dos alienígenas é a força motriz do filme, que movimenta os personagens em diversas direções. Enquanto Louise (Adams) e sua equipe está fascinada pela possibilidade de realmente se comunicar com algo vindo de fora do planeta, os militares estão cada vez mais tensos, com a possibilidade de uma guerra contra um inimigo desconhecido ou, ainda, uma grande Guerra Mundial pelo controle dos artefatos alienígenas.

Polvo, baleias, elefantes e aranhas foram alguns dos animais utilizados pela produção como fontes visuais para a criação dos alienígenas. O diretor queria um visual com presença forte e impactante, com “ar de inteligência” e a mesma sensação de se aproximar de uma grande criatura submersa. Outro ponto era deixar a sensação de estar olhando um sonho surrealista. Algo alcançado com boa destreza!

Salada de Cinema

A Chegada (2016) chega como uma maravilhosa surpresa neste final de ano, até então recheado de aventuras de fantasia e efeitos especiais. Uma ficção científica que vale a pena conferir no cinema.

Até a próxima com mais Cine Nerd!

Studio na Colab55
Igor Appolinario
Igor Appolinario

Nerd inveterado, ainda procura a Pergunta para a Vida, o Universo e Tudo Mais. Escreve sobre Cinema Nerd, pra divertir e informar o pessoal interessando em sempre quer saber um pouco mais.

Veja todos os posts de Igor Appolinario
Comentários
Follow my blog with Bloglovin