Gisele Santos | 21 de agosto de 2016

Minha Infância | Aliens, O Resgate

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Aliens-O-Resgate.jpg”] “Desta vez, é guerra”. Este é o principal slogan dos cartazes de “Aliens, O Resgate” (1986), vencedor de 2 estatuetas do Oscar. De fato, o diretor James Cameron já confessou em entrevistas que uma das premissas do longa-metragem era uma Guerra do Vietnã no espaço. Um grupo de soldados de elite armados até […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/05/Aliens-O-Resgate.jpg”]

“Desta vez, é guerra”. Este é o principal slogan dos cartazes de “Aliens, O Resgate” (1986), vencedor de 2 estatuetas do Oscar. De fato, o diretor James Cameron já confessou em entrevistas que uma das premissas do longa-metragem era uma Guerra do Vietnã no espaço. Um grupo de soldados de elite armados até os dentes (Estados Unidos) contra “alienígenas” sem tecnologia e com uma motivação gigante (Vietcongues).

Eu assisti ao filme quando tinha uns 11 anos. Lembro até hoje que, na época, TV a Cabo ainda era uma grande novidade. Meu pai tinha acabado de fechar um pacote e eu já estava viciado. Em um sábado, peguei o começo de um filme de ficção científica com um visual todo sombrio. Logo fui fisgado e decidi até deixar gravando na fita VHS. Era uma mistura de pura ação e de terror. Uma raça extraterrestre com ácido no lugar de sangue aos poucos encurralando os humanos. Não consegui dormir à noite por medo e ansiedade. Quando amanheceu, vi a fita de novo.

“Aliens” é a sequência do horror psicológico “Alien, o 8º Passageiro”, de Ridley Scott. No primeiro, uma nave com tripulação de 7 mineradores é quase massacrada após encontrar um parasita no planeta LV-426. A única sobrevivente é a tenente Ellen Ripley, vivida pela ótima Sigourney Weaver, que acaba explodindo a nave mãe e fugindo em um módulo de emergência.

O segundo filme se passa 57 anos após o incidente. Ripley ficou vagando pelo espaço por todo esse tempo em hibernação. Ela é finalmente encontrada e sua antiga empresa cobra explicações sobre o ocorrido. Ninguém acredita nela e ainda revelam que o planeta em que o alienígena foi encontrado, conhecido agora como Acheron, foi colonizado por humanos. Sentindo-se inútil e desrespeitada, ela tem pesadelos com o trauma toda noite. Então, um representante da companhia, Burke (Paul Reiser), avisa que o contato com a colônia foi perdido. Ele convida Ripley para voltar ao planeta ao lado dos marines como uma consultora, já que só ela viu de perto do que esses monstros são capazes.

Os equipamentos futuristas e os armamentos da equipe de resgate são de tirar o fôlego. Só que desta vez não há apenas um parasita. A colônia inteira foi contaminada e de cada integrante nasceu um alienígena. Além disso, esses seres horripilantes têm a habilidade de aprender com o tempo. São capazes de fazer emboscadas. Para piorar, os humanos têm desentendimentos entre si. O interesse da empresa na verdade é financeiro. Burke deseja levar uma amostra da espécie para casa. Os marines e Ripley desejam explodir o complexo. Quem está certo? Ou quem está errado?

Você pode encontrar a quadrilogia completa de “Alien” em dvd na maioria das livrarias. É um prato cheio para quem curte horror, ação e uma profunda (e até pessimista) reflexão sobre o ser humano.