Raphael Camacho | 6 de julho de 2016

cine nerd: Procurando Dory

“What if I forget you? Would you ever forget me?” – Dory (Ellen DeGeneres). Olá Nerds! [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/07/image.jpg”] Treze anos se passaram desde que Marlin (Albert Brooks) partiu em uma aventura alucinada para encontrar seu filho Nemo (Alexander Gould) em Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003) e agora é a vez desse pai atrapalhado e seu […]

“What if I forget you? Would you ever forget me?” – Dory (Ellen DeGeneres).

Olá Nerds!

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/07/image.jpg”]

Treze anos se passaram desde que Marlin (Albert Brooks) partiu em uma aventura alucinada para encontrar seu filho Nemo (Alexander Gould) em Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003) e agora é a vez desse pai atrapalhado e seu filho ajudarem a simpática e esquecida Dory (Ellen DeGeneres) a encontrar sua família no super lançamento Procurando Dory (Finding Dory, 2016).

O filme foi anunciado por Ellen DeGeneres, a voz da personagem, em seu popular talk-show na TV americana, depois de anos de pedidos dos fãs, a continuação foi feita. Com mais de 25 milhões de ‘curtidas’ no Facebook, Dory é a personagem da Pixar ou Disney mais querida. Procurando Dory se passa um ano após os eventos de Procurando Nemo.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/07/giphy.gif”]

Com voz de Ed O’Neill, Hank o Polvo é um personagem mal-humorado, misantropo e que deseja estar longe de família ou amigos, assim como o personagem de O’Neill na comédia de TV dos anos 1980, ‘Um Amor de Família’ (Maried With Children, 1987). Hank tem apenas 7 tentáculos por que os animadores não conseguiram incluir um oitavo na animação, portanto incluíram no histórico do personagem uma desculpa para o membro faltante. O’Neill e Ty Burrell (a voz de Bailey), co-estrelam a famosa séria americana Família Moderna (Modern Family, 2009).

Depois de assistirem o controverso documentário Blackfish: Fúria Animal (Blackfish, 2013), sobre a polêmica criação em cativeiro de Orcas, os roteiristas e animadores da Pixar mudaram a locação de Procurando Dory: antes era um parque aquático e no roteiro final tornou-se um Instituto de Biologia Marinha.

A voz dos anúncios do Instituto de Biologia Marinha é, confirmada no filme em diversas partes, de Sigourney Weaver, a única estrela nos créditos que não interpreta um dos animais do filme. Isso é uma auto-referência à própria Pixar, onde Weaver também fez a voz dos intercomunicadores da nave Axioma de WALL·E (2008), do também diretor Andrew Stanton.

Enquanto guia Dory pela tubulação do Instituto, Bailey (Ty Burrell) usa seu sonar para detectar algo aterrorizante no caminho, vindo em direção a ela. Essa é uma referência direta ao filme Alien, o Oitavo Passageiro (Alien, 1979), quando Dallas guia a protagonista Ripley (Sigourney Weaver) pelas tubulações da nave Nostromo.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/07/200.gif”]

Personagens de animações anteriores da Pixar também fazem participações discretas como visitantes do Instituto de Biologia Marinha. As crianças da creche de Toy Story 3 (2010), alguns adultos e adolescentes de Divertida Mente (Inside Out, 2015), e alguns pacientes do dentista do original, Procurando Nemo (2003).

Dos personagens com maior destaque porém, apenas as divertidas tartarugas ‘surfistas’ Crush, Squirt e companhia são os únicos coadjuvantes que reencontramos de Procurando Nemo (2003) em Procurando Dory (2016).

Uma curiosidade final: A caminhonete do Planeta Pizza é uma aparição obrigatória em qualquer filme da Pixar (procurem!), e em Procurando Dory não seria diferente! Ele aparece em duas cenas, como um carro enferrujado no fundo do mar e na rodovia principal em uma das cenas de viagem (fiquem ligadinhos!).

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/07/200-1.gif”]

Até a próxima com mais Cine Nerd!