Felippe Alves | 4 de julho de 2016

cine teen: Especial – as Brigas

Continuando a série especial de “Sentimentos”, hoje o #cineteen explora tudo que gera briga entre os adolescentes do cinema.

Continuando o nosso especial através dos sentimentos adolescentes, hoje vamos falar sobre as brigas no cinema.

Enquanto éramos crianças, as brigas normalmente envolviam a disputa física por um brinquedo ou pela atenção de alguém que a gente gostava. Mas quando os hormônios começam a aflorar e a convivência social começa a ganhar novos sabores, aparecem também novos tipos de brigas: as verbais e as psicológicas.

Fato é que as crianças e os adolescentes têm muita dificuldade em expressar seus sentimentos enquanto são imaturas ou estão em desenvolvimento, e muitos sentimentos são confusos e complicados demais para compreenderem e lidarem.

No cinema não é diferente. A sétima arte é uma das que melhor retrata esta fase, e por isso resolvi separar alguns exemplos de filmes, categorizados pelos temas mais recorrentes:

– BRIGAS COM PAIS

cine teen - as brigas 1

O relacionamento entre pais e filhos nunca foi fácil. De um lado, a experiência e sabedoria adquiridas ao longo dos anos; do outro, a curiosidade e o sentimento de total capacidade da juventude. Exatamente por isso, pais e filhos podem muitas vezes ter relações bastante conflituosas.

Alguns dos principais filmes com o tema são “Precisamos Falar Sobre o Kevin” (Lynne Ramsay, 2011), “A Árvore da Vida” (Terrence Malick, 2011), “Beleza Americana” (Sam Mendes, 1999), “Billy Elliot” (Stephen Daldry, 2000) e o brasileiro “Bicho de Sete Cabeças” (Laís Bodanzky, 2001).

– BRIGAS COM IRMÃOS

cine teen - as brigas 2

Eles podem ser nossos maiores amigos ou piores inimigos. Enquanto uns irmãos são a melhor parte da família, outras podem dar uma dor de cabeça constante e são um grande problema. Afinal, o inimigo nestes casos pode morar no quarto ao lado.

Alguns dos principais filmes com o tema são “Segundas Intenções” (Roger Kumble, 1999), “Lugares Escuros” (Gilles Paquet-Brenner, 2015), “Susie e os Baker Boys” (Steve Kloves, 1989), “Gente como a Gente” (Robert Redford, 1980), “Seu Lugar” (Curtis Hanson, 2005) e o clássico “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?” (Robert Aldrich, 1962).

– BRIGAS COM AMIGOS

cine teen - as brigas 3

Embora os amigos sejam a família que a gente escolhe, algumas vezes eles nos tiram do sério. E é neste clima que muitas vezes as maiores brigas entre adolescentes acontece.

Alguns dos principais filmes com o tema são “Capitão América: Guerra Civil” (Joe e Anthony Russo, 2016), “Meninas Malvadas” (Mark Waters, 2004), “Vamos nessa!” (Doug Liman, 1999) e o meu favorito, “Jovens Bruxas” (Andrew Fleming, 1996).

– BRIGAS COM PAIXÕES

cine teen - as brigas 4

Na descoberta do amor acontece sempre muita confusão, especialmente se os dois lados apaixonados estão em meio às mudanças hormonais e sociais que acompanham os adolescentes.

Alguns dos principais filmes com o tema são “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (Gil Junger, 1999), “Azul é a Cor Mais Quente” (Abdellatif Kechiche, 2013), “As Vantagens de Ser Invisível” (Stephen Chbosky, 2012), “Juno” (Jason Reitman, 2008), e o maravilhoso “500 Dias com Ela” (Mark Webb, 2009).

– BRIGAS POR BULLYING

cine teen - as brigas 5

Quem é você? Talvez hoje você saiba responder, mas com toda certeza quando era apenas um adolescente esta era uma questão muito difícil. E a diversidade de personalidades na fase adolescente gera as maiores brigas, especialmente quando as diferenças são transformadas em bullying.

Alguns dos principais filmes com o tema são “Little Boy: Além do Impossível” (Alejandro Monteverde, 2016), “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” (Daniel Ribeiro, 2014), “Carrie, a Estranha” (Brian De Palma, 1976), “Bully – Juventude Violenta” (Larry Clark, 2001) e o inesperado drama mexicano, “Depois de Lúcia” (Michel Franco, 2013).