Felippe Alves | 13 de junho de 2016

cine teen: Especial – o Mau Humor Adolescente

Hoje começa uma nova série de conteúdos especiais do #CineTeen. Desta vez, vamos explorar o universo teen por outro ângulo: os sentimentos.

Hoje começa uma nova série de conteúdos especiais do #CineTeen. Logo quando estreou aqui no Salada de Cinema, a coluna trouxe uma viagem pelas últimas décadas, e ressaltou as principais obras do ponto de vista da criação da cultura adolescente.

Desta vez, vamos explorar o universo teen por outro ângulo: os sentimentos.

Porque a gente sabe que ser adolescente – em qualquer década – é estar com o nosso interior à flor da pele. Uma das dificuldades mais comuns entre os adolescentes é conseguir entender as mudanças que acontecem nessa fase da vida.

E essa dificuldade acabe por se refletir em suas emoções. A cena é conhecida: um mau humor, vindo não se sabe de onde, uma irritação em relação a tudo o que os outros fazem ou dizem, principalmente quando esses outros são os pais ou irmãos, a sensação de que ninguém é capaz de entender seus sentimentos ou pensamentos. Quem, em algum momento da sua adolescência, não se sentiu assim?

Vamos começar pela primeira e mais comum: o MAU HUMOR

1. As Patricinhas de Beverly Hills

1-mauhumor-teen

Ahhh, pobres ricos! Alicia Silverstone interpreta Cher, filha de um advogado milionário, que passa seu tempo em conversas fúteis e fazendo compras com amigas totalmente alienadas como ela. Arrogantes, mau humoradas e fúteis, elas descobrem aos poucos que não conhecem nada sobre si mesmas e sobre o mundo. Até que se apaixonam…

2. Vestida para casar

2-mauhumor-teen

Katherine Heigl interpreta Jane, uma mulher romântica e idealista, que nutre um amor secreto por seu chefe. Mas sua irmã é mais rápida e “fisga” o moço. O resultado disso é uma reviravolta na personagem, cheia de ironias sobre o casamento. Enquanto busca a si mesma, o mau humor com o mundo e os relacionamentos alheios geram alguns dos melhores comentários (ácidos) sobre as relações afetivas humanas.

3. Quatro amigas e um jeans viajante

3-mauhumor-teen

Tibby (Amber Tamblyn), Lena (Alexis Bledel), Bridget (Blake Lively) e Carmen (America Ferrera) se conhecem desde bebês, já que suas mães faziam aula de aeróbica juntas. Elas nasceram no mesmo mês e cresceram juntas, tornando-se grandes amigas. Em uma ida às compras elas encontram uma calça jeans que, estranhamente, cabe perfeitamente nas quatro, mesmo tendo corpos diferentes. A personalidade delas também não é única, e fica com a personagem Tibby o troféu de irritabilidade de hoje!

4. Meninas Malvadas

4-mauhumor-teen

Sim, o filme da Lindsay Lohan. Um clássico da guerra adolescente para ter atenção, ser famoso e ter influência. Mas como hoje o tema é mau humor, vamos falar de Rachel McAdams e de sua personagem, Regina George: seu humor passivo-agressivo, sua língua venenosa e sua postura de abelha-rainha dão o tom nesta comédia. É o mau humor em seu estado mais exaltado!

5. 10 Coisas que eu odeio em você

5-mauhumor-teen

A situação está tensa na casa dos Stratford. Bianca (Larisa Oleynik) não vê a hora de arranjar um namorado, mas seu pai (Larry Miller) não permite que ela saia com garotos. Após muita insistência, o pai toma uma resolução: Bianca pode namorar, desde que sua irmã, Katharina (Julia Stiles), namore também. Só que Katharina é uma verdadeira megera mau humorada, que não tem amigos na escola nem em lugar algum. Para resolver a questão, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), apaixonado por Bianca, resolve contratar o misterioso Patrick Verona (Heath Ledger) para seduzir a futura cunhada.

6. Segundas Intenções

6-mauhumor-teen

Kathryn Merteuil (Sarah Michelle Gellar) e Sebastian Valmont (Ryan Phillippe), pertencem a uma rica família e vivem como irmãos, desde o casamento do seus pais. Ele tem a fama de ser um incrível sedutor e gosta de manter tal reputação, enquanto que Kathryn, apesar de ser ainda mais amoral que ele, prefere fazer o gênero da jovem boa e comportada. Eles decidem travar uma aposta nada ortodoxa, e o que vem a seguir é um verdadeiro show de ironias e manipulação. Um clássico adolescente!

Gostou? Deixe um comentário aí embaixo!
Para rever o especial sobre as “Décadas”, clique aqui.