Heitor Machado | 20 de maio de 2016

X-Men: Apocalipse | De que lado você está?

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/05/xmen.jpg”] Pouca gente sabe ou se lembra da conexão (por culpa dos estúdios, claro está), mas os X-Men são parte fundamental do universo da Marvel. Não existe uma storyline do multiverso na qual eles não estejam incluídos. Pudera: eles são os famosos mutantes ou inumanos, aqueles que têm poderes tão fantásticos, adquiridos das mais […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/05/xmen.jpg”]

Pouca gente sabe ou se lembra da conexão (por culpa dos estúdios, claro está), mas os X-Men são parte fundamental do universo da Marvel. Não existe uma storyline do multiverso na qual eles não estejam incluídos. Pudera: eles são os famosos mutantes ou inumanos, aqueles que têm poderes tão fantásticos, adquiridos das mais variadas maneiras, que assustam não só ao governo, mas aos próprios civis que eles tentam proteger.

Mas disso a gente já sabe: todos os filmes anteriores sobre os mutantes nos contaram dessa batalha contra a população, como eles precisavam se esconder para sobreviver, e esconder os poderes até mesmo dos entes mais queridos.

Com a nova trilogia, dirigida por Matthew Vaughn (Primeira Classe) e Bryan Singer (Dias de Um Futuro Esquecido), os X-Men ganharam não só uma nova roupagem (literalmente, com os uniformes amarelos), mas novas caras, novos personagens e novas preocupações. Afinal, agora sabemos o que levou Erik Lensher a se tornar o Magneto, e porque o professor Charles Xavier resolveu recrutar mutantes e educá-los em uma escola.

Conhecemos, por fim, o passado turbulento destes dois amigos, com visões tão diferentes e, ainda assim, com um sentimento tão forte um pelo outro. Soubemos que os dois tiveram de lutar juntos para alterar o passado e eliminar os Sentinelas. Com este novo filme, voltamos à era na qual Charles e Erik ainda eram jovens, e presenciaram a chegada de uma nova ameaça à Terra: Apocalipse, o mutante mais antigo do universo.

Ele é o responsável por criar todos os conflitos entre homens e mutantes, até mesmo no Egito Antigo, época na qual nasceu. Sendo trazido para o tempo presente do filme, ele resolve recrutar seus “quatro cavaleiros do apocalipse”. Pelo trailer (porque não dá para supor muito mais), parece que Erik Lensher será um deles. Para opô-lo, certamente estará Xavier e seus alunos. Naturalmente, certo? Os longas anteriores já previram um momento como esse. E o que isso quer dizer, levando em conta que a Marvel está lançando o filme do Capitão América que dá início à Guerra Civil?

Ora, a Guerra Civil, como eu disse, é um mega evento no universo da editora, e abarca quase todos os grandes super-heróis como Demolidor, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico e, é claro, os X-Men. Embora a Fox (estúdio detentor dos direitos dos mutantes) não possa falar abertamente sobre o tema, a Guerra Civil atinge todos os personagens, e os mutantes fazem parte fundamental de ambos os times.

Nos quadrinhos, os X-Men são abordados por Tony Stark, que pretendia atraí-los para o lado do apoio ao registro. Mas, como bem sabemos, os mutantes são, por princípio, os primeiros a irem a favor das máscaras, do anonimato e do instinto de sobrevivência. Tony, por isso, pede que eles tampouco se juntem ao time do Capitão, já que a disputa seria muito desigual caso isso acontecesse.

É interessante observar, portanto, que o embate pelo qual os X-Men passaram e lutaram a vida inteira se converte em um problema nacional a partir do momento em que os Vingadores começam a causar estragos (no filme, claro, porque nos quadrinhos é um pouquinho diferente).

Claro que fazer este link, tendo dois estúdios responsáveis pelas franquias, é complicado, pois nem todas as peças encaixam. Mas elas não só existem fora das telonas como dentro também. Está tudo lá, podem procurar…