Felippe Alves | 2 de maio de 2016

cine teen: e quem não tem mãe?

Mãe é tudo igual? E quando ela ela não existe, ela é igual a quem? Conheça listas de filmes para um #DiaDasMães sem mãe!

Ano passado o #cineteen explorou o universo das mães no cinema adolescente. Para mim é uma pauta super bacana de trabalhar, porque a minha adolescência poderia virar facilmente uma saga de inúmeros episódios no cinema: minha mãe é um enredo por si só!

Mas este ano estou mais uma vez geograficamente separado dela, e ao chamar uns amigos por WhatsApp para comemorar um “Dia das Mães sem Mães” lá em casa, me caiu a ficha: e quem não tem mãe? Existem diversas pessoas cujo núcleo familiar é diferente dos comerciais de margarina, e elas também precisam ser lembradas de alguma forma!

A coluna de hoje, por isso, vai explorar os filmes que trabalham a temática de ser filho, mas sem ter uma mãe por perto. Selecionei abaixo três filmes, separados em três cenários diferentes para quem convive sem uma mãe por perto:
 
 
TEM MUITO PAI QUE TAMBÉM É MÃE!

Esta primeira parte é batida, mas é uma realidade, e tem muito pai por aí que precisa fazer o papel de mãe. Veja abaixo uma lista de filmes que exploram essa realidade:

1- Procurando Nemo (2003)
nemo
O amor incondicional entre pai e filho ilustra esta encantadora aventura de Nemo, um pequeno e simpático peixe-palhaço, que repentinamente é sequestrado do coral onde vive por um mergulhador e passa a viver em um aquário.

2- Guerra dos Mundos (2005)
guerra-dos-mundos
O filme mostra a sagacidade do papai Tom Cruise ao tentar salvar a sua filha, interpretada pela pequena Dakota Fanning, da invasão alienígena que assola o mundo. Uma verdadeira mistura entre a aventura de ser pai e manter a família viva num ambiente extremo.

3- À Procura da Felicidade (2006)
The Pursuit of Happyness
Depois de sua esposa partir, o personagem de Will Smith precisa lidar com diversos problemas financeiros e ainda cuidar de seu filho – interpretado literalmente por seu filho – Jaden Smith, de apenas 5 anos.
 
 
PAIS AUSENTES, AVÓS PRESENTES!

Nesta segunda parte, vamos falar sobre filmes que exploram a temática sob o ponto de vista dos avós. Muitas vezes, na ausência dos pais, eles precisam vestir novamente a camisa da paternidade/maternidade junto aos seus netinhos.

1- Uma Família em Apuros (2012)
uma-familia-em-apuros
Esta comédia acompanha um avô que precisa tomar conta dos netos enquanto sua filha trabalha fora. Primeiro ele tenta usar métodos modernos de educação com os três netos, mas logo retorna ao antigo estilo.

2- O Ano em Que Meus Pais Saíram De Férias (2006)
o-ano-em-que-meus-pais
Este filme brasileiro conta a história de Mauro, um garoto apaixonado pelos jogos de futebol da seleção brasileira que vai morar na casa de seu avô, em São Paulo, depois que seus pais são presos pela ditadura militar.

3- Charlie e Eu (2008)
charlie-e-eu
Casey é uma menina adorável de 12 anos que é criada pelo avô desde que sua mãe morreu. Seu pai, um workaholic, simplesmente não tem tempo para ela. Mas a vida dela muda totalmente quando seu avô sofre um infarto.
 
 
NÃO TEM MÃE MESMO: TEM DOIS PAIS!

Cada vez mais encontramos hoje núcleos familiares onde não existem mães, mas sim dois pais. E se lidar com o preconceito já não é desafio bastante, cuidar de uma criança neste contexto não deve ser nada fácil.

1- Rosa Morena (2010)
rosa-morena
Filme de estreia do diretor brasileiro Carlos Oliveira, o drama conta a história de Thomas, um homossexual dinamarquês que não consegue adotar uma criança em seu país por causa de sua sexualidade. Ele vem então ao Brasil em busca de um filho para adotar mas, impaciente com as burocracia dos tramites legais da adoção, Thomas decide “comprar” um filho.

2- Baby Love (2008)
baby-love
A comédia de estreia do francês Vincent Garenq conta a história do pediatra Emmanuel (Lambert Wilson) que quer ser pai. Seu namorado, Philippe (Pascal Elbé), não o incentiva e as tentativas do médico em adotar uma criança se tornam desastrosas. Mas a história muda quando aparece uma estudante peruana que precisa de ajuda.

Patrik 1.5 (2008)
patrick-15
Essa comédia sueca conta a história do casal Göran (Gustaf Skarsgård) e seu marido Sven (Torkel Petersson). Um dia, o casal recebe uma carta informando que uma criança de 1,5 anos está disponível para adoção. Eles têm logo um baque quando descobrem que a criança na verdade é um adolescente de 15 anos, homofóbico e com histórico de agressões e que a carta havia se equivocado com a vírgula no lugar errado.
 
Aproveite as dicas de filmes, coloque a pipoca para estourar e comemore o #DiaDasMães com aquela pessoa que desempenha tal papel para você. Mãe não é tudo igual, como diz o ditado: homenageie neste dia quem fez do seu crescimento um objetivo de vida e curta sua família, independente de como ela for constituída.