| 18 de abril de 2016

Ave, César!

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/04/JS78900468.jpg”] Sabe aquele suco de tutti-frutti que servem no bandejão da faculdade, que na realidade é uma mistura de todos os sabores existentes? Ave, César!, dos controversos irmãos Cohen, é basicamente isso, uma mistura de referências, atuações e celebridades, criando uma atmosfera ironicamente surreal como um retrato fictício (será?) dos bastidores da era de […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/04/JS78900468.jpg”]

Sabe aquele suco de tutti-frutti que servem no bandejão da faculdade, que na realidade é uma mistura de todos os sabores existentes? Ave, César!, dos controversos irmãos Cohen, é basicamente isso, uma mistura de referências, atuações e celebridades, criando uma atmosfera ironicamente surreal como um retrato fictício (será?) dos bastidores da era de ouro do cinema americano.

Eddie Mannix, interpretado por Josh Brolin, de Onde os fracos não tem vez e MIB³, é o Chefe de Produção de Elenco do estúdio Capitol Pictures. Entre o dilema de parar de fumar a pedido da esposa e decidir do que fazer da sua vida, quando uma proposta de mudança de carreira lhe é oferecida, Mannix tem que lidar diariamente com os problemas de atores e diretores e livrá-los de possíveis escândalos que possam arruinar suas carreiras e/ou o nome do estúdio. Entre os problemas da vez, encontram-se três atores: o galã quarentão de filmes épicos Baird Whitlock, interpretado por George Clooney; a diva dos “filmes aquáticos” (aparentemente isso era algo importante na época) DeeAnna Moran, interpretada por Scarlett Johansson, de Lucy e Vingadores; e o novato ator de faroeste Hobie Doyle, interpretado por Alden Ehrenreich, de Dezesseis Luas e Blue Jasmine.

Baird está no meio das filmagens do filme Ave, Cesar! – o que acredito ser uma referência ao clássico Ben-Hur – quando é sequestrado. DeeAnna poderá enfrentar um problema de “imagem” perante seu público se não casar-se antes da barriga começar a aparecer, enquanto Hobbie é um caipira dos filmes de bang-bang que é um desastre quando abre a boca para algo que não seja cantar.

Ave, César! ainda conta com outras celebridades de Hollywood como Channing Tatum, Ralph Fiennes, Frances McDormand, Tilda Swinton, Christopher Lambert e com a narração de Michael Gambon, nosso eterno Dumbledore.

Entre ironias, e cenas aparentemente sem pé nem cabeça, os irmãos Cohen conseguem entreter a platéia ao longo de 1h e 48 min que passam sem perceber. Algumas cenas, como a reunião com os padres para saber se o script do filme ataca alguma posição religiosa, ou do grupo de estudo dos escritores comunistas, destacam-se pelo texto deliciosamente bem elaborado,mas que pode passar despercebido ao espectador menos atento. O filme pode ser uma comédia, mas também é uma crônica da sociedade da época, para nao dizer da sociedade atual.

Como no suco de tutti-frutti do bandejão da faculdade, essa intrigante mistura pode não agradar a todos. Mas você nunca vai saber se não experimentar.