Felippe Alves | 11 de abril de 2016

cine teen: Guerra Civil, só que de verdade

Entre tantas guerras nos cinema, duas merecem sua atenção este mês. E eu te conto na coluna desta semana sobre uma delas!

Neste mês todos os holofotes estão voltados para a estreia de “Capitão América: Guerra Civil”, e não é para menos. A estreia do novo filme da Marvel promete ser um épico, que une os mais importantes super-heróis já conhecidos do público, além da tão esperada entrada do Homem-Aranha para a formação cinematográfica dos Vingadores.

Se você adora quadrinhos e heróis, fique ligado no cine nerd da próxima quarta-feira.

O assunto hoje por aqui também é guerra civil, mas um outro tipo um pouco mais comum.

freeheld

A GUERRA PELO DIREITO CIVIL

Amor por Direito” é baseado no documentário curta-metragem Freeheld, que ganhou o Oscar em 2008, e conta uma história pouco convencional com a ajuda de um grande elenco. A obra estreou em outubro de 2015 lá nos Estados Unidos, mas só entra em circuito aqui no Brasil a partir do dia 21 de abril deste ano.

No filme, a policial de New Jersey Laurel Hester (Julianne Moore) e a mecânica Stacie Andree (Ellen Page) se apaixonam e resolvem ter uma vida juntas, mas o mundo delas desmorona quando Laurel é diagnosticada com uma doença terminal. Como sinal de amor, ela quer que Stacie receba os benefícios da pensão da polícia após a sua morte, só que as autoridades se recusam a reconhecer a relação homoafetiva.

Você pode até pensar que o filme é um dramalhão estilo “A Culpa é das Estrelas”, mas é aqui que você se engana: o cenário provocado pela doença terminal da personagem principal é apenas o estopim para o desenrolar de uma história que tem por objetivo instigar as pessoas a pensarem em direitos civis em relações entre pessoas de mesmo sexo.

A diferença de idade entre as personagens principais é outro ponto que, à primeira vista, pode causar estranheza no espectador. Isso torna tudo ainda mais interessante: além de dialogar sobre a relação entre duas mulheres, o filme nos coloca em contato direto com alguns outros preconceitos que estão ainda hoje enraizados na sociedade, e muitas vezes nem percebemos – como a relação entre duas pessoas de idades tão diferentes e a liberação de uma ‘pensão por morte’ para uma pessoa tão jovem, por exemplo.

Para fechar com chave de ouro, o filme ainda conta com respiros cômicos protagonizados pelo homossexual escrachado Steven Goldstein (Steve Carell) e pelo heterossexual irônico Dane Wells (Michael Shannon), duas escolhas nada convencionais de elenco que funcionam muito bem para contrabalancear as situações mais densas do enredo.

CRÍTICA NEGATIVA

Há quem não consiga ver química entre as duas atrizes principais, ou ache Steve Carell muito caricato, ou ainda quem não tenha gostado da direção do filme – assinada por Peter Sollett. Se você é crítico de cinema, talvez valha a pena assistir ao novo “Capitão América”. Mas se você consegue enxergar mais do que a película é capaz de mostrar, talvez o enredo de “Amor por Direito” esquente mais o seu coração.

Assista ao trailer oficial legendado: