Henrique Balbi | 3 de fevereiro de 2016

cine reflexão: O Valor do Trabalho

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/02/umsenhorestagiario.jpg”] “O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade”, disse Voltaire. Podemos reclamar, muitas vezes, de atividades insuportáveis que temos que realizar em nosso dia a dia, reclamar do salário, do chefe ou do colega puxa-saco. Mas a verdade é que o trabalho é o que nos movimenta, nos motiva a […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/02/umsenhorestagiario.jpg”]

“O trabalho poupa-nos de três grandes males: tédio, vício e necessidade”, disse Voltaire.

Podemos reclamar, muitas vezes, de atividades insuportáveis que temos que realizar em nosso dia a dia, reclamar do salário, do chefe ou do colega puxa-saco. Mas a verdade é que o trabalho é o que nos movimenta, nos motiva a ir mais longe e a aprender a cada nova tarefa.

O trabalho é o que nos ocupa o dia com descobertas, nos impede de viver uma vida sem motivos e nos faz conhecer pessoas que alimentam a mente e a alma. Por isso, devemos imaginar o quão difícil pode ser chegar ao momento da vida em que precisamos, simplesmente, parar de trabalhar.

Algumas pessoas acabam encontrando outros motivos para viver diariamente – seja em viagens, grupos de estudo ou esportes; outras, no entanto, começam a definhar e a reproduzir as manias chatas que surgem com a idade.

É sobre esse futuro (muito ou menos distante) que passamos a refletir quando assistimos ao longa “Um Senhor Estagiário”, com Robert De Niro e Anne Hathaway. No filme de Nancy Meyers, Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de vendas de roupas e que leva uma vida bastante atarefada.

Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, cabe a Jules trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro), que aos 70 anos leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar e voltar a viver o dinamismo da vida cotidiana.

Ao voltar à ativa, Ben redescobre sua felicidade e aprende as milhares de possibilidades que o trabalho contemporâneo pode lhe oferecer – inclusive criar uma conta no Facebook!

Com sua disposição Ben nos conquista e nos faz refletir sobre o porquê trabalhamos e sobre o valor que a rotina diária do trabalho tem para o nosso desenvolvimento pessoal – muito além do próprio profissional que demonstramos ser.

Mais que uma comédia e mais que um drama, “Um Senhor Estagiário” é um retrato da vida, que vale a pena ser visto e incorporado dentro de cada um.