Raphael Camacho | 21 de janeiro de 2016

cine nerd: O Bom Dinossauro

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/01/latestcb20151003221418.jpg”] Olá Nerds! Depois de anos de desenvolvimento a Pixar finalmente trouxe aos cinemas seu tão falado filme sobre dinossauros: O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, 2015). E se o cometa que exterminou os dinossauros não tivesse atingido a Terra? Partindo dessa premissa, acompanhamos o tímido apatossauro Arlo (Raymond Ochoa) que ao lado do […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/01/latestcb20151003221418.jpg”]

Olá Nerds!

Depois de anos de desenvolvimento a Pixar finalmente trouxe aos cinemas seu tão falado filme sobre dinossauros: O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, 2015).

E se o cometa que exterminou os dinossauros não tivesse atingido a Terra? Partindo dessa premissa, acompanhamos o tímido apatossauro Arlo (Raymond Ochoa) que ao lado do humano Spot (Jack Bright) faz uma jornada pelo mundo dos dinossauros repleta de aventuras, autoconhecimento e encarando seus medos para descobrir como ser um dinossauro melhor.

Vítima de diversos problemas de produção, O Bom Dinossauro esteve em produção durante 6 anos até sua estréia. Além de diferenças criativas entre o estúdio e o então diretor Bob Peterson (Up: Altas Aventuras, 2009), problemas de roteiro e a produção de diversos filmes ao mesmo tempo, a Pixar passou por problemas nas qualidades de seus filmes entre Carros 2 (Cars 2, 2011) e Universidade Monstros (Monsters University, 2013).

Programado para Maio de 2014, O Bom Dinossauro perdeu seu diretor ainda no verão de 2013, com John Lasseter (Toy Story, 1995 e Toy Story 2, 1999) e Peter Sohn assumindo interinamente a animação. Mais problemas administrativos abalaram a Pixar ainda em 2013, atrasando ainda mais o projeto original. Somente em Outubro de 2014 que Peter Sohn (do curta Parcialmente Nublado, 2009) foi anunciado como diretor oficial, após um grande retrabalho na estória original, com um protagonista mais jovem e a Natureza como o antagonista principal da animação.

John Lithgow estava escalado para o papel de Poppa até as grandes mudanças de roteiro e chegou a dizer na época que as mudanças no script era fantásticas e que o filme “seria melhor do que eu imaginava”. Logo após ele foi substituído por Jeffrey Wright e, de todo o elenco original (com Lithgow, Judy Greer, Bill Hader, Neil Patrick Harris e Lucas Neff), apenas Frances McDormand (Momma) permaneceu após as grandes alterações.

Ainda assim, O Bom Dinossauro é um marco para a Pixar, sendo seu primeiro filme a ser lançado no mesmo ano que outra animação do estúdio, Divertida Mente (Inside Out, 2015), lançada em Junho.

Thomas Newman seria o compositor do filme, mas devido às diversas mudanças de cronograma ele foi obrigado a abandonar o projeto. Ele foi então substituído por Mychael Danna, ganhador do Oscar por As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012). Danna foi acompanhado por seu irmão Jeff Danna, algo incomum nas grandes composições musicais para o cinema.

Bob Peterson, diretor original, a inspiração para o filme veio de sua impressão com um dinossauro animatrônico que ele viu quando criança na Feira Mundial de Nova York em 1964. A produção, sem meios de animar um dinossauro real, inspirou os movimentos de Arlo em jovens elefantes.

Arlo seria mais velho no roteiro original (um adolescente), mas quando Peter Sohn assumiu a direção ele preferiu investir no amadurecimento de Arlo e na relação “o menino e seu cão” entre ele e Spot, fazendo ele ser mais novo.

O pterodátil Thunderclap repete a frase “A Tempestade Provém” (‘the storm provides’), uma paráfrase da famosa frase do filme cult dos irmãos Cohen, O Grande Lebowski (The Great Lebowski, 1998), “The Dude Abides”. No filme ela é dita por Sam Elliot, que em O Bom Dinossauro faz a voz de Butch.

As estátuas de dinossauro que vemos em Divertida Mente (2015), se tornam dinossauros reais em O Bom Dinossauro.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/01/b5rjbXL.jpg”]

De acordo com Peter Sohn, o famoso caminhão do Pizza Planet, que aparece em todos os filmes da Pixar, também está em O Bom Dinossauro. Ele diz “como tudo está à céu aberto, nós tivemos que trapacear um pouco, então o caminhão não é necessariamente de metal”.

Uma curiosidade final: De acordo com uma reportagem da BBC, Dory pode ser vista em uma rápida cena em um rio, apontando para o próximo lançamento da Pixar: Procurando Dory, 2016.

Até a próxima com mais Cine Nerd!