André Sobreiro | 4 de outubro de 2015

Mundo Almodóvar | Os Amantes Passageiros

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Os-amantes-passageiros.jpg”] Nesse especial de Pedro Almodóvar muito se falou de estilo, de uma repetição de atores, elementos e referências que tornam o cinema do diretor cheio de personalidade. Mas será que existe um limite de esgotamento em que o estilo se torna uma muleta? Se a resposta for sim, Os Amantes Passageiros são a […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Os-amantes-passageiros.jpg”]

Nesse especial de Pedro Almodóvar muito se falou de estilo, de uma repetição de atores, elementos e referências que tornam o cinema do diretor cheio de personalidade. Mas será que existe um limite de esgotamento em que o estilo se torna uma muleta? Se a resposta for sim, Os Amantes Passageiros são a prova maior disso.

Mais recente filme do diretor, Os Amantes Passageiros coloca um avião com defeito no trem de pouso voando em círculos. Para controlar os passageiros, a equipe de voo decide dopar os passageiros para que eles durmam. Os que estão acordados vão vivendo situações nonsense ligadas ao universo da sexualidade.

É inegável que Os Amantes Passageiros exalta a liberdade sexual e tenta ao máximo se despir de preconceitos da heteronormatividade. Mas a sensação é a de que, para ser livre e bem-humorado, Almodóvar deu a volta completa e esbarra em preconceitos e estereótipos. O humor dele, usualmente tão libertário, aqui é raso, chulo. Mesmo o trio de comissários, que deveria ser livre e engraçado – o número musical é viciante, reconheço – é apenas engraçadinho. A sensação é de que estamos assistindo ao velho Zorra Total sem filtros de pudor.

E que fique claro, os filtros do pudor não precisam existir mesmo. Mas Almodóvar já provou mais de uma vez que consegue ir muito além do que ele entrega no filme. Seu próximo projeto, Silencio, está em pós-produção e deverá ser lançado em 2016. Que consiga tirar a última impressão que o cineasta nos causou.