André Sobreiro | 1 de outubro de 2015

Matilha Cultural promove mostra de André Bushatsky

Que a gente adora a Matilha Cultural não é segredo algum. O espaço recebe o nosso Cineclube Salada de Cinema todo mês (e já já chega o de Outubro) e ainda tem sempre uma programação diferenciada, gratuita e de qualidade. [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/10/flyer-matilha.png”] E nos dias 16 e 17 de Outubro, o espaço promove uma homenagem […]

Que a gente adora a Matilha Cultural não é segredo algum. O espaço recebe o nosso Cineclube Salada de Cinema todo mês (e já já chega o de Outubro) e ainda tem sempre uma programação diferenciada, gratuita e de qualidade.

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/10/flyer-matilha.png”]

E nos dias 16 e 17 de Outubro, o espaço promove uma homenagem ao diretor André Bushatsaky, que também é roteirista de projetos para a TV e filmes publicitários. Nos dois dias da Mostra, o espaço exibirá quatro filmes do diretor.

Os filmes selecionados para a mostra são: o curta-metragem “Roid” (2014), o longa-metragem “A História Do Homem Henry Sobel” (2014), e os documentários “Tão Longe Tão Perto” (2015), e “O Método Holandês” (2014). A entrada é gratuita.

Confira, abaixo, informações sobre os filmes:

ROID (2014)
O curta-metragem Roid traz a história do alfaiate Edvaldo Costa Morais, um homem sonhador que superou as limitações de uma origem humilde, no interior da Bahia, e participou de grandes criações da alta-costura paulistana. Pelo olhar simplório de seu personagem, o diretor André Bushatsky propõe uma reflexão sobre sentimentos como felicidade, melancolia, completude, solidão e realização, lançando luz sobre conquistas e perdas humanas.

[youtube id=”GuarsdCfMi4″]

A HISTÓRIA DO HOMEM HENRY SOBEL (2014)
A História do Homem Henry Sobel traz a trajetória de um dos mais intrigantes líderes religiosos do Brasil, contada desde sua chegada ao país até os dias atuais, passando pela corajosa denúncia à falsa versão dos militares sobre a morte do jornalista Vladimir Herzog e pelo fatídico episódio do furto das gravatas, revelando luzes e sombras de um homem sábio e religioso, porém complexo e demasiadamente humano.

[youtube id=”csjiV0KyA5I”]

TÃO LONGE TÃO PERTO (2015)
Na tela, a história de quatro famílias – pais e mães com trajetórias diferentes, mas que se assemelham em um ponto comum: a doença de seus filhos. O dia a dia do tratamento, o suporte dos parentes, as dificuldades financeiras e a superação da doença são abordados na fala dos participantes, que abriram suas casas para receber o diretor e sua equipe.

A ideia para o filme surgiu de um convite do Saúde Criança São Paulo, que atende famílias de crianças com doenças graves. A visita à residência dos participantes é um ponto-chave no trabalho realizado pela associação.

[youtube id=”kq_MTlhQxcc”]

O MÉTODO HOLANDÊS
Histórias e memórias de um senhorzinho cativante e excêntrico que dedicou parte de sua vida à educação. Este é o tema do mais novo documentário do diretor André Bushatsky, O Método Holandês, média-metragem sobre a vida de Henrique Schramm, um professor apaixonado que desafiou as tradições brasileiras ao disseminar o xadrez entre jovens do país do futebol.
Formado pela Escola Politécnica da USP, Schramm exerceu por pouco tempo a profissão de engenheiro. Logo se tornou professor da Universidade de São Paulo e anos depois participou da fundação da Faculdade de Tecnologia (Fatec), da qual se tornou diretor, passando a se dedicar integralmente à educação.
Mas a grande virada de sua vida aconteceu com a descoberta de uma metodologia que nada tinha a ver com a engenharia. Ao tomar conhecimento dos estudos do holandês Berry Withuis, que propunha uma forma completamente inovadora de ensinar xadrez para iniciantes, Schramm decidiu dar aulas para jovens do ensino médio, aliando uma antiga paixão à vocação de mestre.

PROGRAMAÇÃO POR DIA:
16/10 Sexta-feira
20h – Sessão dupla
Roid
A História Do Homem Henry Sobel

17/10 Sábado
19h – Tão longe tão perto

19h30 – O Método Holandês
20h – Sessão dupla
Roid
A História Do Homem Henry Sobel

Cine Matilha homenageia André Bushatsky
Data: 16 de outubro de 2015, a partir das 20h / 17 de outubro, a partir das 19h
Classificação etária: livre
Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel.: (11) 3256-2636.
Horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 20h; sábados, das 14h às 20h
Wi-fi grátis
Entrada livre e gratuita, inclusive para cães