André Sobreiro | 28 de junho de 2015

Mundo Almodóvar | As origens do cineasta

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/06/As-origens.jpg”] Pedro Almodóvar! Nascido Pedro Almodóvar Caballero em 24 de setembro de 1949 (ou de 1951, não se sabe) em Cazada de Calatrava, na Espanha, Almodóvar começou a vida profissional como funcionário da companhia telefônica estatal. Seus primeiros trabalhos com artes foram como ator de teatro e ainda cantor de uma banda de rock, […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/06/As-origens.jpg”]

Pedro Almodóvar! Nascido Pedro Almodóvar Caballero em 24 de setembro de 1949 (ou de 1951, não se sabe) em Cazada de Calatrava, na Espanha, Almodóvar começou a vida profissional como funcionário da companhia telefônica estatal.

Seus primeiros trabalhos com artes foram como ator de teatro e ainda cantor de uma banda de rock, em que costumava se apresentar travestido. No cinema, sua carreira começou no ano de 1974. Autodidata, Pedro Almodóvar se aventurou em produções autorais, especialmente curtas, lançados até 1978. São dessa época: Dos putas, o historia de amor que termina en boda, Film político, Blancor, El sueño, o la estrela, Homenaje, La caída de Sódoma, Muerte en la carretera, Sea caritativo, Sexo va, sexo viene, Salomé e seu primeiro longa, Folle… folle… fólleme Tim!.
Em 1980, o diretor expandiu sua carreira com Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão (1980), Labirinto de Paixões (1982), Maus Hábitos (1983), O Que Fiz Eu para Merecer Isto? (1984), Matador (1986) e A Lei do Desejo(1987).

Nessa fase, o espectador já poderá notar elementos essenciais da filmografia de Pedro Almodóvar como a diversidade sexual com gays, lésbicas e transexuais, suas comédias que beiram o nonsense e as fortes figuras femininas.

Mas foi em 1988 que a consagração internacional veio com Mulheres à beira de Um Ataque de Nervos. Mas isso já é tema para a próxima semana.