Henrique Balbi | 22 de abril de 2015

cine reflexão: A importância do cinema teen

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/04/HARRY-POTTER-E-A-ORDEM-DA-FENIX.jpg”] A formação de uma pessoa, com seus valores e caráter, dá-se principalmente entre a infância e a adolescência – contando com aquele período super especial da pré-adolescência, certo? E o cinema tem a grande missão e responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento destas crianças e adolescentes com filmes que mostrem atitudes corretas e plausíveis. […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/04/HARRY-POTTER-E-A-ORDEM-DA-FENIX.jpg”]

A formação de uma pessoa, com seus valores e caráter, dá-se principalmente entre a infância e a adolescência – contando com aquele período super especial da pré-adolescência, certo? E o cinema tem a grande missão e responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento destas crianças e adolescentes com filmes que mostrem atitudes corretas e plausíveis.

Por mais que, na maioria das vezes, nós sejamos incapazes de ver o sentido mais profundo dos filmes feitos especialmente para esse público, ele está bem ali, diante de nossos olhos. Alguns espectadores são tão cegos, que criticam filmes como Harry Potter, Percy Jackson e Jogos Vorazes sem perceber as infinitas lições intrínsecas a eles.

Veja Harry Potter, por exemplo: falamos de um garoto trancafiado na casa de seus tios, que escondem dele todo o poder que possui – o poder da bruxaria. Agora, esqueça que o poder de Harry é relacionado com a magia e coisas completamente alheias à humanidade e pense nele com um garoto comum, que tem seus poderes reais talhados por adultos mesquinhos e egoístas. Trata-se de uma história comum, não é mesmo? Uma história que podemos ver diariamente com milhares de crianças e adolescentes.

Quando lhe é dada uma chance, Harry descobre-se forte, capaz de criar e lidar com seus próprios problemas e de inspirar colegas e amigos a lutarem pelo que é certo. Ele também é capaz de escolher os amigos certos, que unem suas melhores características para fazer com que tudo acabe bem, se feito com a cooperação de todos e levando em conta o que cada um tem de melhor.

Mais uma vez, podemos ver essas atitudes frequentemente na vida de pessoas normais, que têm o cinema como base para acreditar em seus valores e sonhos e que, na vida adulta, continuarão a ser guiados por personagens marcantes do cinema. Não precisa de magia para fazer isto tudo ser verdade.

Esta história se repete em milhares de filmes teen a cada ano, seja em dramas, comédias ou aventuras – seja em “As Patricinhas de Beverly Hills” ou em “As Vantagens de Ser Invisível”.

Por isso, precisamos, cada vez mais, compreender a importância destas obras, tão desprestigiadas por muitos dos adoradores do cinema, para o desenvolvimento das futuras gerações.