Raphael Camacho | 26 de fevereiro de 2015

cine nerd: Homem-Aranha Muda Tudo!

“Not everyone is meant to make a difference. But for me, the choice to lead an ordinary life is no longer an option.” – Peter Parker (Tobey Miguire). [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Spiderman.jpg”] Olá Nerds! Pouco antes do Carnaval aqui no Brasil os Nerds receberam uma notícia que foi motivo pra comemorar: a Sony Pictures e a Marvel […]

“Not everyone is meant to make a difference. But for me, the choice to lead an ordinary life is no longer an option.” – Peter Parker (Tobey Miguire).

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/02/Spiderman.jpg”]

Olá Nerds!

Pouco antes do Carnaval aqui no Brasil os Nerds receberam uma notícia que foi motivo pra comemorar: a Sony Pictures e a Marvel Studios entraram em um acordo e o Homem-Aranha vai fazer parte do Universo Cinemático Marvel!

Claro que ficamos perplexos, tendo em vista a ferrenha manutenção da marca Homem-Aranha© por parte da Sony, uma franquia hoje estimada em US$4 bilhões. Em 2011, a Disney (dona da Marvel) chegou a readquirir os direitos de merchandising do personagem, mas não os direitos de produção de filmes.

Após o vazamento de documentos particulares da Sony no ano passado, diversos sites conseguiram acesso a e-mail trocados entre os dois estúdios, estudando a possibilidade do uso do Homem-Aranha dentro do Universo Cinemático Marvel já estabelecido.

Pois que em Fevereiro desse ano os estúdios vieram a público e confirmaram: um novo Homem-Aranha vai entrar na Marvel dos Cinemas.
Os termos do acordo foram resumidos assim: a Sony ainda é detentora dos direitos do personagem, então o lucro vindo dos seus filmes e o controle criativo ainda são dela. Porém a Marvel poderá usar, com aval da Sony, o personagem em seus filmes e ainda orientará a Sony em um remake próprio do herói, com produção direcionada por Kevin Feige (o chefão da Marvel Studios) ao lado de Amy Pascal (da Sony), além de emprestar personagens do seu universo para os filmes do teioso.

Mas por que um 3º remake? Tobey Maguire e Andrew Garfield são duas gerações diferentes de Homem-Aranha no cinema e agora, para uma integração inteligente com o Universo Marvel, os estúdios querem um personagem renovado, sem amarras com tramas anteriores.
Ninguém sabe ao certo se Garfield, que já tem 31 anos apesar do rostinho jovem, continuará no cargo, mas a ideia dos estúdios é trazer de volta um herói adolescente, um contraponto aos quase quarentões Vingadores, para atrair o público jovem.

No páreo estariam os atores Logan Lerman (o Percy Jackson) e Dylan O’Brien (da nova franquia Maze Runner), jovens com potencial para trazer um herói adolescente ao cinema novamente. Porém, rumores também indicam que a Marvel e a Sony podem trazer às telas Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate que é negro e tem origem hispânica. É esperar para ver!

Então o Homem-Aranha muda tudo, no Universo Cinemático Marvel.

Thor: Ragnarok e todos os filmes subsequentes na escala de filmes da Fase 3 da Marvel Studios foram ‘atrasados’ em cerca de 4 meses, passando a estrear após Novembro de 2017. Isso dá margem ao novo filme do Homem-Aranha a ser lançado nesta joint-venture de estúdios, se encaixando no line-up oficial da Marvel e dando tempo a Sony para produzir um novo remake do herói, com previsão para 28 de Julho de 2017.

Filmes já em pós-produção, Vingadores: A Era de Ultron e Homem-Formiga, provavelmente não se aproveitarão do novo personagem em suas tramas, mas nada impede que na já clássica cena pós-crédito vejamos o Amigão da Vizinhança aos poucos surgindo neste universo já estabelecido.

É quase dada como certa a aparição definitiva em Capitão América: Guerra Civil (previsto para 06 de maio de 2016), onde o centro da estória seria a cisão entre Capitão América (Chris Evans) e o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), que nos quadrinhos foi causada pelo projeto de regulamentação dos super-heróis pelo governo (o Capitão sendo contra e Stark a favor) que tinha o Homem-Aranha como parte da disputa dos heróis.

Teremos um Homem-Aranha negro e hispânico? Teremos um Amigão da Vizinhança tão relevante e divertido quanto nos quadrinhos? Teremos ele usando uma armadura-aranha criada por Tony Stark? Só o tempo dirá!

Até a próxima com mais Cine Nerd!