Raphael Camacho | 29 de janeiro de 2015

cine nerd – Trilogia [REC]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/01/rec-angela-vidal-1.jpg”] “Pablo grabalo todo, por tu puta madre!” – Ángela Vidal (Manuela Velasco). Olá Nerds! Nos anos 2000 os mortos-vivos voltaram com tudo, invadindo as salas de cinemas com muito gore e cérebros esparramados. Este revival dos zumbis chegou ao grande público através de agora clássicos como o remake de Madrugada dos Mortos (Dawn […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/01/rec-angela-vidal-1.jpg”]

“Pablo grabalo todo, por tu puta madre!” – Ángela Vidal (Manuela Velasco).

Olá Nerds!

Nos anos 2000 os mortos-vivos voltaram com tudo, invadindo as salas de cinemas com muito gore e cérebros esparramados. Este revival dos zumbis chegou ao grande público através de agora clássicos como o remake de Madrugada dos Mortos (Dawn of the Dead, 2004) e o cult britânico Extermínio (28 Days Later, 2002), que trouxe Cillian Murphy (o Espantalho da Trilogia Cavaleiro das Trevas) à luz. E até caiu na comédia com Todo Mundo Quase Morto (Shaun of the Dead, 2004) e Zumbilândia (Zombieland, 2009). Porém, foi uma pequena produtora espanhola que surpreendeu a todos ao unir o tema dos comedores de cérebros com o estilo Filme Perdido (Found Footage em inglês) e Câmera Livre que virou febre em filmes como A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project, 1999) e Atividade Paranormal (Paranormal Activity, 2007).

Em [Rec] (2007), acompanhamos a jornalista Ángela Vidal (Manuela Velasco) que apresenta um programa na madrugada sobre coisas que acontecem na madrugada na cidade de Barcelona. Ela e seu cameraman Pablo (Pablo Rosso, por trás da câmera, não aparecendo durante toda a história) vão acompanhar uma dupla de bombeiros, Manu (Ferran Terraza) e Álex (David Vert) que recebem uma chamada no meio da noite sobre uma senhora presa em seu apartamento.

É aí que o terror se instaura, com a equipe sendo atacada por uma pessoa aparentemente raivosa, que espalha uma terrível vírus que condena todo o prédio a ser lacrado pelas autoridades, deixando os moradores e Ángela presos lá dentro para se defenderem sozinhos com monstros ensandecidos.

O filme foi feito cronologicamente, ou seja, as cenas foram gravadas na mesma ordem que vemos no cinema. E nenhum set foi construído para o filme, todas as cenas foram feitas em locações reais. Os atores, deliberadamente escolhidos entre novatos e pouco conhecidos do público para criar um ar mais realista, nunca receberam o script completo do filme. Eles recebiam peças do roteiro nos dias de filmagens e não sabiam o destino de seus personagens, o que ajudou a crir o clima tenso e apreensivo que vemos na tela.

Quando Álex, o jovem bombeiro que fica com o primeiro zumbi, é mordido e jogado pelo vão central da escada, nenhum ator sabia no momento o que ia acontecer. Portanto, quando o corpo cai de repente sobre eles, são as reações legítimas dos atores que vemos em cena.

Assim como as cenas finais, que realmente foram feitas em total escuridão, com câmera de infra-vermelho, onde os atores não conseguiam ver nada do que estava acontecendo ao seu redor.

Dois anos depois, [REC] Possuídos ([Rec]², 2009), trouxe o drama do prédio infectado pelo misterioso vírus zumbi, com um time da SWAT invadindo o local a procura de sobreviventes.

Os diretores quiseram adicionar uma vibe de “jogo de tiro em primeira pessoa” ao filme, uma das razões da popularidade dos zumbis no mundo real também, e uma forma de trazer o público mais próximo da ação. Assim, muitas das cenas mostram o barril de uma arma sempre a vista. Muitas das cenas foram filmadas pelos próprios atores fazendo membros da SWAT, que usam câmeras presas aos capacetes.

Pablo Rosso, que fez o cameraman Pablo no primeiro filme retorna neste como Rosso, membro da equipe da SWAT que invade o prédio infectado.

Alguns problemas técnicos tiveram que ser contornados pela equipe de produção e na pós-produção, como o fato das câmeras de cabeça dos membros da SWAT embaçarem ao entrar no esgoto, devido a diferença de temperatura dos ambientes. Ou ainda o fato dos zumbis terem seus gritos adicionados pós-gravação, já que a quantidade de atores gritando em cena tiraria completamente os sons dos diálogos dos personagens. Ou o fato da produção não poder bancar os helicópteros que são ouvidos constantemente ao fundo, outro truque de pós-produção adicionado pela equipe de sonorização.

No final, temos o retorno de Ángela Vidal, que seria a única sobrevivente do filme anterior, mas descobrimos ser a portadora de um “vírus demoníaco”, a verdadeira causa dos zumbis. Manuela Velasco usa exatamente as mesmas roupas que a personagem usava no filme original de 2007.

Em [REC]³ Gênesis ([REC]³ Génesis, 2012) a estória deixa o prédio infectado e vai para a festa de casamento de Clara (Leticia Dolera) e Koldo (Diego Martín).

Quando o tio de Koldo aparece na festa com uma mordida de cachorro, e no meio da recepção de casamento apresenta os sintomas dos monstros vistos nos filmes anteriores, o casamento se torna uma carnificína sem tamanho.
O cachorro que morde o tio é supostamente o mesmo cachorro do primeiro filme, que é levado ao veterinário após infectar sua dona. Percebemos que [REC] e Gênesis acontecem paralelamente após essa pequena informação e quando Koldo está investigando o sistema de som e vemos uma reportagem na TV sobre o prédio em isolamento do primeiro filme.

Leticia Dolera apareceu em uma paródia dos filmes da franquia REC como a repórter Ángela Vidal, em cenas que envolveram os diretores do filme original Jaume Balagueró e Paco Plaza. Depois de contratada, Leticia passou dois meses com um personal trainer para se preparar para as cenas de luta e a matança de zumbis.

Tony Moore, artista de quadrinhos conhecimento por seu trabalho nos álbuns de Os Mortos-Vivos (The Walking Dead, que gerou a série de TV homônima), fez a arte de um poster promocional americano para este filme.

E agora, com [REC] 4: Apocalipsis (2014, sem data de lançamento no Brasil), teremos a volta de Manuela Velasco como a repórter Ángela Vidal, “salva” no final do segundo filme e confinada em um grande navio cargueiro perdido no meio do mar, e a conclusão dessa grande estória sobre a volta dos mortos-vivos, possessões demoníacas e mortes violentas que agitou por bem o mundo dos filmes de zumbi.

Até a próxima com mais Cine Nerd!