Andre D do C | 26 de janeiro de 2015

Foxcatcher | Verdades e Mentiras

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/01/gallery25.jpg”] A tragédia do esporte de elite, envolvendo os irmãos campeões olímpicos de luta livre, Dave e Mark Schultz, que impressionou o mundo, teve uma jornada relativamente longa até se transformar em filme. Provavelmente, foi preferível esperar o autor do crime, um dos benfeitores da luta profissional da época, John duPont, bater a botas, […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2015/01/gallery25.jpg”]

A tragédia do esporte de elite, envolvendo os irmãos campeões olímpicos de luta livre, Dave e Mark Schultz, que impressionou o mundo, teve uma jornada relativamente longa até se transformar em filme. Provavelmente, foi preferível esperar o autor do crime, um dos benfeitores da luta profissional da época, John duPont, bater a botas, o que só ocorreu em 2010, mais de uma década depois. Porém, no caso dessa história, é melhor presumir menos e aguçar mais a sua desconfiança.

Leia o nosso especial completo sobre Foxcatcher

Como sempre, toda a história contada baseada em fatos reais – principalmente, quando o é por meio de um filme – se torna uma versão dela mesma. E nenhuma versão jamais é parcial. No entanto, em Foxcatcher, o que possivelmente fez o filme se tornar alvo de tantas suspeitas e controvérsias, é o fato de que ele não abraça totalmente a versão que escolheu assumir.

Bennet Miller, o diretor da produção, em vários momentos escolheu uma abordagem mais, digamos, livre, ao adaptar a história da tragédia, que é inteira fundamentada no relato de Mark Schultz. Mesmo ele próprio fazendo uma aparição no filme, Schultz não mediu palavras para expressar seu descontentamento com o diretor.

Mas antes de tomar um lado nessa briga, vamos às polêmicas:

John duPont (Steve Carrell) era uma espécie de “salvador’ para lutadores da época.

Verdade! John du Pont financiava uma série de lutadores, e oferecia moradia e treinamento na fazenda Foxcatcher. Mesmo que Schultz, em entrevistas atuais, tente minimizar o quão boa era a oportunidade oferecida por DuPont, relatos de atletaas da época deixam claro que, em uma época de claro sub-financiamento do esporte, a chance era irrecusável.

Nancy, a esposa de Dave, testemunhou o assassinato e presenciou a morte do marido.

Verdade! Inclusive, a viúva foi umas das grandes apoiadoras do filme, estando presente em vários momentos das filmagens e cedendo objetos pessoais para a performance dos atores. Mais precisamente, ela presenciou o momento do terceiro tiro levado pelo marido, e ficou ao seu lado até que ele morresse. E assim como no filme, antes de fugir DuPont chegou a ameaça-la com a arma.

Mark e Dave moraram em Foxcatcher ao mesmo tempo

Mentira! Na realidade, Mark Schultz deixou Foxcatcher em 1988 e seu irmão Dave não iria chegar até 1989. A sobreposição das duas estadias foi uma escolha do filme para condensar a história em um período de tempo entre 1984 e 1988.

A saída de Mark foi um dos motivos pelo assassinato de Dave

Mentira! Como dito acima, já fazia 6 anos que Mark havia deixado Foxcatcher, e essas eram águas passadas. Ao contrário do que o filme sugere, era Dave quem era mais próximo e amigo de DuPont, estabelecendo um equilíbrio às loucuras do outro com seu temperamento estável e personalidade serena. Foi, na verdade, porque ele próprio considerava sair da fazenda, que DuPont perdeu a cabeça.

Mark tingiu o cabelo

Mentira! “Eu nunca tingi meu cabelo” (SCHULTZ, Mark). Polêmica esclarecida.

Mark e DuPont tinham um relacionamento amoroso

Mentira! Ou pelo menos é o que Schultz descreve como “uma mentira doentia e insultante.” Claro que só uma das partes hoje está viva para desmentir (ou não) a polêmica. Mas o que, de fato, lançou as sementes da dúvida é uma cena específica introduzida no filme, que Bennet Miller insistiu em manter como demonstrativo da personalidade invasiva e desequilibrada de DuPont. Indícios, de fato, não existem. Mas (curiosidade!) eles de fato usaram cocaína juntos.

John DuPont era visivelmente louco

Verdade! Relatos de outros lutadores que moravam em Foxcatcher se referiam a ele como “bomba-relógio”, e vários antecipavam atitudes drásticas e tempestuosas vindas dele. Mas como era ele quem proporcionava as circunstâncias ideais em que eles viviam dentro do esporte, ninguém se manifestava. Além disso, a esposa com quem o dono da fazenda Foxcatcher havia sido casado por 90 dias em 1983, já havia denunciado abuso e ameaças por parte dele. Falta de aviso não foi…