André Sobreiro | 20 de dezembro de 2014

Patrick Swayze, um astro para a eternidade

Nome: Patrick Wayne Swayze Data de Nascimento: 18 de Agosto de 1952, em Houston, nos Estados Unidos. Três filmes essenciais: Dirty Dancing, Ghost – Do Outro lado da vida, Para Wong Foo, Obrigado por tudo! Julie Newmar [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Patrick-Swayze-patrick-swayze-31224627-2560-1704.jpg”] Alguns astros se tornaram imortais pela sua juventude. É esse o caso de Marilyn Monroe e […]

Nome: Patrick Wayne Swayze
Data de Nascimento: 18 de Agosto de 1952, em Houston, nos Estados Unidos.
Três filmes essenciais: Dirty Dancing, Ghost – Do Outro lado da vida, Para Wong Foo, Obrigado por tudo! Julie Newmar

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Patrick-Swayze-patrick-swayze-31224627-2560-1704.jpg”]

Alguns astros se tornaram imortais pela sua juventude. É esse o caso de Marilyn Monroe e James Dean, por exemplo, que morreram jovens demais. E há casos de atores que a carreira os colocou em papeis tão emblemáticos que, não importe o tempo que se passe, sempre serão aqueles jovens. Patrick Swayze entra na segunda categoria. Ou a cena dele dançando em Dirty Dancing não foi uma recordação imediata para vocês? O o vaso de barro com Demi Moore em Ghost? Mas, vamos ao começo.

Nascido em 1952, Swayze era originalmente um bailarino clássico. Graças a lesões de futebol americano, contudo, decidiu investir em seu trabalho como ator, que começou em 1979 em Skatetown, USA. Dali em diante, foram diversos trabalhos em filmes para a TV, minisséries e séries.

Até o ano de 1987, quando estrelou Dirty Dancing – Ritmo Quente, filme que garantiu a indicação ao Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical. Pensa que dali em diante a carreira dele foi um grande sucesso? Besteira.

Patrick Swayze ainda ficou em papéis menores até chegarmos ao ao de 1990 e Ghost, quando viveu o inesquecível Sam. Essa é aliás a marca da carreira dele: filmes de baixa repercussão alternados por grandes e marcantes projetos.

O próximo destaque dele, por exemplo, veio em 1995, quando se vestiu de mulher em Para Wong Foo, Obrigado por Tudo! Julie Newmar. Mais uma vez, indicação ao Globo de Ouro. Em 2001, esteve no impactante Donnie Darko, na pele de Jim Cuningham.

De lá, até 2009, ano de sua morte, o ator se viu em pequenos projetos, chegando a fazer uma ponta em Dirty Dancing 2: Havana Nights. Em 2007, descobriu um câncer pancreático que o levou em 14 de setembro de 2009, aos 57 anos.

Um final triste que nunca apagou a força do ator. Um astro para sempre jovem.