Raphael Camacho | 19 de dezembro de 2014

cine nerd: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Ohobbit2-20.jpg”] “Will you follow me, one last time?” – Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage). Olá Nerds! A conclusão de mais uma fantástica trilogia dentro do mundo de Tolkien, o sexto filme dentro do imaginário do escritor inglês que influenciou o mundo com suas palavras mágicas sobre um mundo imaginário que tem milhões de fãs, vamos […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/12/Ohobbit2-20.jpg”]

“Will you follow me, one last time?” – Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage).

Olá Nerds!

A conclusão de mais uma fantástica trilogia dentro do mundo de Tolkien, o sexto filme dentro do imaginário do escritor inglês que influenciou o mundo com suas palavras mágicas sobre um mundo imaginário que tem milhões de fãs, vamos falar sobre O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (The Hobbit: The Battle of the Five Armies, 2014).

Após cruzarem a Terra-Média e expulsarem Smaug (voz de Benedict Cumberbatch) de Erebor, Bilbo (Martin Freeman) e a companhia de Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage) precisam lidar com as consequências de seus atos e o confronto de Anões, Elfos, Homens e Orcs nos portões da Montanha Solitária.

Enquanto isso, Gandalf (Sir Ian McKellen) está nas mãos do Necromante (voz de Benedict Cumberbatch) e cabe ao Conselho Branco, formado por Galadriel (Cate Blanchett), Elrond (Hugo Weaving) e Saruman (Sir Christopher Lee) salvá-lo e impedir que a nova sombra se espalhe pela Terra-Média.

Em clima de despedida, várias atores ficaram com lembranças das gravações. Espadas foram os principais itens a serem guardados: Martin Freeman ficou com Ferroada (além das próteses de suas orelhas de hobbit), Richard Armitage ficou com a Orcrist original e Lee Pace ficou com a espada de Thranduil, que ele mantém em seu porta-guarda-chuvas!

Com presença em todos os filmes desta trilogia, Cate Blanchett demorou pouco a gravar suas partes, ficando nos estúdios por apenas 8 dos 266 dias de produção. Já Ian Holm (o velho Bilbo) e Christopher Lee, devido à saúde e idade, gravaram suas participações nos Estúdios Pinewood em Londres, não viajando até a Nova Zelândia. Com a conclusão deste filme, Ian McKellen se despede do personagem Gandalf, sendo o único membro do elenco a participar dos 6 filmes dentro do mundo da Terra-Média.

Este é, incrivelmente, o filme mais curto de todos os passados na Terra-Média, tendo em sua versão de cinema 2 horas e 24 minutos no total. E apesar de ser a história da companhia de anões tentando retomar a Montanha Solitária, neste filme eles tem menos tempo de tela do que os outros dois anteriores. Peter Jackson disse que na Versão Extendida a ser lançada com mais 30 minutos de filme, a Companhia de Thorin Escudo-de-Carvalho ganha mais visibilidade, e torna este o maior filme dos 6.

Apesar de ser o maior antagonista do 2º filme e ser o ponto de encontro entre ele e este filme, Smaug nunca aparece no trailer final de “A Batalha dos Cinco Exércitos”.

No livro, assim como no filme, a Batalha dos Cinco Exércitos acontece logo após a queda de Smaug, mas sua versão impressa dura apenas um capítulo, sendo que na versão de cinema, existe uma cena continua de batalha que dura cerca de 45 minutos!

Apesar de ser o pai de Legolas (Orlando Bloom) no filme, Thranduil (Lee Pace) é na verdade mais novo. Pace tem 35 anos, enquanto Bloom tem 37!

Os pais de Lee Pace fazem uma ponta no filme, como parte do povo do vilarejo do Lago, mas, segundo Pace, eles acabaram cortados na versão final do filme.

Em certo ponto do filme, com a cidade dos homens sob ataque dos orcs, Bard (Luke Evans) pergunta sobre seus filhos e uma mulher informa que ele estão “no mercado em Stone Street”. Esse é o mesmo nome da rua onde se encontravam os estúdios do filme em Wellington.

Próximo ao final do filme, Thranduil e Legolas conversam e, com a resolução de seu filho de não retornar ao Reino de Mirkwood, o Rei Élfico aconselha seu filho à seguir para o Norte, procurar os Dunédain e um jovem conhecido como “Passolargo”. Que conhecemos da Trillogia Senhor dos Anéis como Aragorn, o futuro rei de Gondor.

No romance de Tolkien, Fili (Dean O’Gorman) e Kili (Aidan Turner), os irmãos herdeiros de Thorin, morrem ao tentar defender o tio contra os orcs na Batalha dos Cinco Exércitos. Já no filme, suas mortes são ainda mais sentimentais com Fili sendo executado pelo vilão Azog (Manu Bennett) e Kili morrendo ao defender sua amada Tauriel (Evangeline Lily).

Em um painel da Comic Cond e San Diego, para promover o filme, dezenas de fãs acamparam na porta da sala de palestra no dia antes do evento. Foram então surpreendidos por Lee Pace e Andy Serkis (Gollum) que cumprimentaram os fãs e passaram horas dando autógrafos e tirando fotos. Lee Pace chegou a ficar exausto e dividir um colchonete com um fã.

Uma curiosidade final: Billy Boyd, o Pippin da Trilogia Senhor dos Anéis e responsável por uma das cenas mais emocionantes de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), quando o hobbit canta ao Regente de Gondor, é o co-autor e cantor da canção-tema deste filme, chamada “The Last Goodbye”.

Até a próxima com mais Cine Nerd!