Andre Pacheco | 28 de novembro de 2014

cine brasil: Vestido Pra Casar e Leandro Hassum

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/11/vestido-b.jpg”] “Vestido Pra Casar” (2014) do diretor Sérgio Sanginitto é um filme de comédia onde o ator Leandro Hassum aparece como destaque. E quem acompanha o cinema brasileiro sabe no que isso leva: uma comédia pobre, um filme feito apenas para um público pouco “requintado” onde a métrica da comédia televisiva brasileira é tida […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/11/vestido-b.jpg”]

“Vestido Pra Casar” (2014) do diretor Sérgio Sanginitto é um filme de comédia onde o ator Leandro Hassum aparece como destaque. E quem acompanha o cinema brasileiro sabe no que isso leva: uma comédia pobre, um filme feito apenas para um público pouco “requintado” onde a métrica da comédia televisiva brasileira é tida como norte cinematográfico.

Esse filme conta a história de Fernando (Leandro Hassum) que está prestes a se casar com Nara (Fernanda Rodrigues) e acaba por rasgar o vestido de uma mulher famosa, Valentina (Renata Dominguez), quando essa está num encontro com seu amante. O filme é todo voltado nos atos de Fernando tentando ajeitar uma “bagunça” que ele próprio comete e que vira uma bola de neve.

“Vestido Pra Casar” é uma comédia de situação muito pobre. Seu roteiro e praticamente tudo que se observa é um filme para fazer um público médio dar muitas risadas com piadas repetitivas, num clima de programa humorístico de sábado a noite da TV brasileira. O ator Leandro Hassum já virou símbolo desse tipo de comédia. Sua aparição em filmes assim já virou referência. Porém algo está se perdendo no ar.

Quanto mais se vê obras como essa, mais latente fica uma sensação de que o ator Hassum poderia fazer algo a mais. Sua forma artística de atuar está na interpretação estridente adjunto de uma situação humorística baixa. Sua ação enquanto atua beira o simplório. Mas é desperdício!

Leandro Hassum deveria fazer novos cinemas em sua carreira. É passível de se imaginar o que ele poderia trazer ao cinema, com muitas qualidades que talvez nem ele mesmo saiba que possua. E tal ideia não é tão nova assim.

Não se trata de comparação e sim de uma ideia. Por exemplo: o ator Jim Carrey em pleno anos 90 apareceu com um estilo de atuação em comédias como “Ace Ventura” (1994), “Debi & Lóide” (1994), “O Máscara” (1994), “O Mentiroso” (1997) e causou sensação. Sua forma de atuação era muito caracterizada pelo uso constante de manejos e trejeitos espetaculares.

Mas com o tempo e com novos filmes, Jim Carrey começou a apresentar um sentido de atuação que não se imaginava. Filmes como “O Pentelho” (1996), “O Show De Truman” (1998), “O Mundo De Andy” (1999) e “Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças” (2004) demonstram que o ator Jim Carrey possui uma sensibilidade para papéis incomuns e dramáticos. Seu melhor trabalho, talvez, seja no filme “O Mundo De Andy”, onde Jim Carrey quase se transforma e faz “viver” o comediante Andy Kaufman. Impagável e maravilhoso! E revolucionário na carreira dele.

E o ator Leandro Hassum deveria se propor a novos papéis da mesma forma que Jim Carrey, onde sua veia dramática pode ser imensa. Filmes como “Vestido Pra Casar” são ignóbeis, porém possuem seu propósito. E essa coluna deixa aqui essa ideia: Leandro Hassum FAÇA um cinema diferente. TENTE O INCOMUM. Muitas vezes um ator pouco “entendido” é uma joia rara. Imagino que Hassum poderia fazer um assassino, um político sério, ou pai de família bêbado e etc, etc… E não apenas o Leandro Hassum de sempre com sua forma corriqueira de atuação estridente e farsesca.

Os grandes atores e atrizes brasileiros possuem capacidades de diversificação. A história da dramaturgia brasileira possui exemplos e mais exemplos para tanto. Fernanda Montenegro, Walmor Chagas, Oscarito, Grande Otelo e muitos outros estão na história por possuírem veia artística, seja ela dramática ou não. Mas foram testados, foram diversificados, foram iluminados por trabalhos que se ousavam. Leandro Hassum deveria passar pelo mesmo processo.