Henrique Balbi | 8 de outubro de 2014

cine amor: Amor para apresentar para a criançada

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/10/meu-primeiro-amor.jpg”] Filmes para crianças, geralmente, possuem uma moral da história, certo? E elas se camuflam por trás das mais diversas temáticas, seja a inveja ou a amizade, o poder ou a bondade. Invariavelmente, no entanto, estas lições dadas aos pequenos passam pelo amor, aquele sentimento delicinha de que tanto falamos aqui na coluna. Neste […]

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/10/meu-primeiro-amor.jpg”]

Filmes para crianças, geralmente, possuem uma moral da história, certo? E elas se camuflam por trás das mais diversas temáticas, seja a inveja ou a amizade, o poder ou a bondade. Invariavelmente, no entanto, estas lições dadas aos pequenos passam pelo amor, aquele sentimento delicinha de que tanto falamos aqui na coluna.

Neste dia das crianças, que tal pensar naqueles filmes infantis que trazem à tona os melhores sentimentos de amor que uma criança pode ter? Abaixo, alguns dos meus favoritos – mas não se esqueça de escolher o seu e estimular a criançada a apreciar a sétima arte neste domingo, que é o dia delas!

Matilda: sem amor em casa, Matilda, uma garotinha que descobre ter poderes sobrenaturais, descobre-se primeiramente apaixonada pelos livros. Seus pais, que mal a notam, mandam-na para uma escola dirigida diretora terrível – sério, ela chega a jogar as crianças para fora da escola arremessando-as pelas tranças. Seu único refúgio naquele lugar é a professora Honey, por quem desenvolve aquele verdadeiro amor entre aluno e educador, mas com o tempo junta-se também aos seus amigos para, com seus super poderes, destruir a tirana que manda naquele colégio.

Nemo: Marlin, um peixe-palhaço, vive nos recifes de um coral cuidando de eu único filho, Nemo. Mas, atrapalhado que só, o pequeno acaba sendo capturado por um mergulhador. Com todo o seu amor de pai, Marlin parte numa busca incansável pelo mar aberto, onde acaba conhecendo Dory, uma peixinha muito esquecida que o ajuda na busca por Nemo.

Meu Primeiro Amor: Vada é uma garota de 11 anos obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai é um agente funerário. Muito amiga de Thomas, um garoto alérgico a tudo, ela conta com o menino para ajudar a separar seu pai da nova namorada. Nesta brincadeira, o que eles não sabem é que descobrirão o primeiro amor de suas vidas.

A Fantástica Fábrica de Chocolates: Willy Wonka é o dono – muito recluso – da fábrica de chocolates mais famosa do mundo e decide fazer uma promoção em que, quem encontrar um dos cinco bilhetes dourados escondidos dentro de barras de chocolate, poderá fazer um passeio pela fábrica. Fechada desde que espiões tentaram roubar as receitas secretas dos chocolates, todos desejam conhece-la, entretanto, dos visitantes sortudos, apenas Charlie, um garoto puro e honesto, conquista o coração de Wonka, que o dá muito mais que apenas um passeio.

A Bela e a Fera: porque criança também entende de amor eterno! Baseado em um típico conto francês, a animação da Disney de 1991 – primeira a concorrer a um Oscar de Melhor Filme – conta a história de um homem cruel que, transformado por uma bruxa em uma Fera, só pode se livrar do feitiço ao encontrar o amor verdadeiro. A meiga Bela, obrigada a permanecer no Castelo da Fera para salvar seu pai, acaba transformando a tudo e a todos – inclusive ao homem que se esconde por trás daquela terrível criatura.

Amor de professor, amor dos pais, primeiro amor, amor de gente grande por gente pequena, amor eterno e tantos outros amores: é tanto amor para apresentar para a criançada que este Dia das Crianças não pode ser ruim, certo?