Raphael Camacho | 15 de agosto de 2014

cine nerd: Guardiões das Galáxias

“I have a plan! … 12% of a plan!” – Peter Quill, Senhor das Estrelas (Chris Pratt) [img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/08/guardians-galaxy-walking.jpg”] Olá Nerds! Essa semana vamos falar sobre o grande lançamento da Marvel deste mês: Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014). Mais um passo para a próxima “fase” do Universo Cinemático Marvel, acompanhamos a aventura […]

“I have a plan! … 12% of a plan!” – Peter Quill, Senhor das Estrelas (Chris Pratt)

[img src=”http://saladadecinema.com.br/wp-content/uploads/2014/08/guardians-galaxy-walking.jpg”]

Olá Nerds!

Essa semana vamos falar sobre o grande lançamento da Marvel deste mês: Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014).

Mais um passo para a próxima “fase” do Universo Cinemático Marvel, acompanhamos a aventura de Peter Quill (Chris Pratt) um jovem terráqueo que foi abduzido quando criança e cresceu como membro de um grupo de piratas espaciais liderados por Yondu (Michael Rooker). Quill se vê metido em uma grande trama de destruição e morte engedrada pelo vilão Kree Ronan, o Acusador (Lee Pace), e tem que se unir a assassina Gamora (Zoe Saldana), Rocket (voz de Bradley Cooper), Groot (voz de Vin Diesel) e Drax, o Destruidor (Dave Bautista) para impedir que Ronan e seus asseclas, entre eles a filha de Thanos, Nebulosa (Karen Gillan), destruam a Galáxia.

Vin Diesel, talvez o astro mais conhecido deste filme, fez apenas a voz do alien vegetal Groot, mas para tal ele teve que gravar mais de mil vezes as variações da única frase que o personagem fala “Eu sou Groot”. Mas a experiência foi reconfortante para o ator, que passava pela triste fase após a morte de seu amigo pessoal e colega de “Velozes e Furiosos”, Paul Walker. Diesel diz que a experiência com Groot o foi positiva, pois é um personagem que celebra a Vida. Além de gravar em inglês, Diesel também fez a frase em Russo, Mandarim, Espanhol, Português e Francês, para que a voz do personagem fosse similar em todas as adaptações. E não é a primeira vez que Diesel faz a voz de um personagem animado: ele é a voz do robô em O Gigante de Ferro (The Iron Giant, 1999).

Rocket Racoon, dublado pelo galã Bradley Cooper (que cita como influência o personagem de Joe Pesci em Os Bons Companheiros – 1990), é um experimento genético e de engenharia único, e toda sua vida em laboratórios faz com que sua personalidade no filme seja tão irada e desconfiada como vemos. Os efeitos especiais de Rocket e Groot são uma mistura de captura de movimentos (o irmão do diretor, Sean Gunn, serviu como modelo para Rocket nos cenários) e rotoscopia automática digital.

James Gunn, o diretor de Guardiões, nem precisou ver a audição de Chris Pratt. Ele foi convencido por seus assistentes, que após 30 segundos de ler seu texto, que o ator era perfeito para o papel. Tanto, que Gunn disse que faria tudo possível para ter o ator, mesmo que ele não emagrecesse para o papel (Pratt estava quase 30 quilos acima do peso). A piada é que eles até colocariam um tanquinho digital no ator se preciso. Mas Pratt se dedicou e em seis meses de treino pesado perdeu todo o peso extra e criou um corpo malhado que podemos ver logo no começo do filme. O gesto obceno do Senhor das Estrelas, a alcunha auto-imposta de Quill, bastante explorado nos trailers, foi totalmente improvisado pelo ator Chris Pratt que diz que sua atuação como Senhor das Estrelas é influenciada por Han Solo (Harrison Ford) de Star Wars e Marty McFly (Michael J. Fox) de De Volta Para o Futuro.

Zoe Saldana foi a responsável pelo visual mais realista de Gamora, já que ela queria um visual através de maquiagem e não computação gráfica (experiência que ela já teve como a Neytiri de Avatar). A performance atlética de Saldana e Pratt é tão memorável que a atriz quase quebrou algumas costelas do colega em uma cena de luta. Ele esqueceu de usar o equipam,ento de proteção e foi levado ao chão com um chute certeiro. Pratt diz que ficou com um hematoma que durou quase toda a filmagem. Olivia Wilde, a Quorra de Tron: O Legado (2010), recusou o papel de Gamora e o papel acabou indo para Saldana, que disputou a vaga com duas atrizes de G.I.Joe, Rachel Nichols e Adrianne Palicki (está até chegou a participar do finado piloto do remake de Wonder Woman na TV). Gamora diz em certa parte do filme que não dança, uma grande ironia já que Zoe Saldana é uma bailarina profissional.

Jason Momoa, o novo Conan, fez a audição para o papel de Drax, o Destruidor, porém largou o papel para não ficar marcado como um ator de personagens brutamontes. Ele então partiu para a direção de um filme escrito e produzido pro ele mesmo Road to Paloma (2014). Então Dave Bautista, famoso por uma carreira produtiva no MMA, ficou com o papel, chegando a cair em lágrimas ao receber a notícia, e logo se inscreveu em uma escola de interpretação para melhorar sua performance, que na telona ficou muito impressionante.

Djimon Hounsou aceitou o papel do vilão Korath por causa de seu filho, um fã de quadrinhos que nunca se sentiu representado pela pouca quantidade de personagens negros. Sua caracterização como Korath era tão incomoda e o uniforme tão justo, que Hounsou usou o seu desconforto para criar um estado de espírito favorável a suas cenas de ação.
Benicio Del Toro, como o Colecionador, fez uma pequena participação na cena pós-crédito de Thor: O Mundo Sombrio (Thor: Dark World, 2013) que serviu como um preview de sua aprticipação neste filme. Ele certa vez descreveu seu personagem como “o Liberace do espaço” dada sua extravagância.

Glenn Close, a Nova Prime, disse em uma estrevista que aceitou participar de Guardiões, pois isso possibilitaria que ela fizesse o tipo de filme independente que ela prefere participar, e ao mesmo tempo poderia ser uma experiência divertida em sua carreira.

Karen Gillan raspou totalmente a cabeça para o seu papel como Nebulosa. Ela mostrou sua cabeça raspada na Comic-Con de 2013 e causou um alvoroço nos presentes.

A fantástica trilha sonora do filme foi escolhida pelo diretor James Gunn entre clássicos dos anos 70/80, pois elas formam a memória emocional de Peter Quill com a Terra, um link do herói com sua mãe e seu planeta natal.
Lugarnenhum, a colônia de mineração que serve de base para o Colecionador no filme, é na verdade a base dos Guardiões nos quadrinhos. Ela é a cabeça de um Celestial, seres estelares do Universo Marvel, que controlam e moldam os destinos do universo.

Quando Nebulosa cai da nave de Ronan, no combate em Xandar a base do Império Nova, ela cai sobre uma nave da Tropa Nova, quebra o vidro e grita “Cai fora!”, fazendo o piloto pular. Quase uma recriação da famosa cena de Exterminador do Futuro 2: O Dia do Julgamento (Terminator 2 : Judgement Day, 1991), quando T-1000 (Robert Patrick) rouba um helicóptero.

Perto do final do filme, quando a nave de Quill, a Milano (uma referência aos hot-rods e a atriz Alissa Milano) parte pelo espaço, vemos 3 estrelas à distância, formando algo semelhante a silhueta da cabeça de Mickey Mouse (uma prática famosa nos filmes da Disney, o “hidden Mickey”).

Uma curiosidade final: O cão russo astronauta que aparece na coleção de Taneleer Tivan e rosna para Rocket, é Cosmo, um cão com poderes psíquicos que chegou a ser membro dos Guardiões durante um período dos quadrinhos e era responsável pelo quartel-general Lugarnenhum. Ele e Rocket viviam sempre às turras.

Até a próxima semana com mais Cine Nerd!