Ricardo F. Santos | 25 de julho de 2014

Planeta dos Macacos | Vírus

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Confronto, que retrata a população sendo dizimada por um vírus que aperfeiçoa o intelecto de símios, relembremos alguns exemplos recentes onde a Humanidade sofre na mão de viroses e epidemias: O Extermínio (2002) Uma das primeiras produções de peso a ser gravada com uma câmera de vídeo […]

Com a estreia de Planeta dos Macacos: O Confronto, que retrata a população sendo dizimada por um vírus que aperfeiçoa o intelecto de símios, relembremos alguns exemplos recentes onde a Humanidade sofre na mão de viroses e epidemias:

O Extermínio (2002)

Virus01

Uma das primeiras produções de peso a ser gravada com uma câmera de vídeo digital, o suspense de Danny Boyle também é responsável por um dos mais mortíferos vírus já vistos no cinema recente. Basicamente, transforma as pessoas em zumbis; zumbis que correm e são muito mais agressivos do que o comum.

Resident Evil (2002-)

Virus02

Na franquia Resident Evil, a grande responsável pela criação dos zumbis comedores de carne humana é a corporação Umbrella, que acidentalmente liberou o experimental T-Vírus, transformando toda a população mundial em zumbis. A virose ainda é capaz de gerar mutações bizarras em outras criaturas, mas isso é outra história.

Eu Sou a Lenda (2007)

Virus03

Quando a Dra. Alice Krippin acreditou ter descoberto a cura do câncer, não imaginava que seus pacientes viriam a se tornar criaturas agressivas e vulneráveis à luz do sol, praticamente erradicando a população mundial. Estrelado por Will Smith, Eu Sou a Lenda é a terceira adaptação da obra de Richard Matheson.

Ensaio sobre a Cegueira (2008)

Virus04

Adaptação da obra homônima de José Saramago por Fernando Meirelles, o longa traz a sociedade tentando sobreviver após uma misteriosa epidemia que causa cegueira em seu hospedeiro. Vale apontar como a fotografia de César Charlone aposta em fortíssimas luzes brancas, quase que colocando o espectador no papel de um dos infectados.

Contágio (2011)

Virus05

Sem dúvida uma das obras mais científicas e verossímeis a respeito de epidemias já feitas, Contágio analisa os efeitos de uma misteriosa virose que vai se espalhando pelo mundo com rapidez e efeito assustadores. Steven Soderbergh acerta no suspense e no relato realista do combate ao vírus, reservando a grande surpresa (a origem do vírus) para o final… É, lave as mãos.

Guerra Mundial Z (2013)

Virus06

Mais uma vez sobre zumbis, Guerra Mundial Z também aposta em um vírus desconhecido como origem de seus antagonistas. O que vale a pena ser mencionado na aventura com Brad Pitt, é a forma como o diretor Marc Foster retrata a loucura animal das hordas de zumbis e a inteligente solução que envolve o uso de outras bactérias como arma biológica.