André Sobreiro | 24 de julho de 2014

Planeta dos Macacos | Como Superar o Primeiro Filme?

Responda rápido: quantos são os filmes Planeta dos Macacos? Um? Três? Errou feio! São OITO filmes (incluindo o atual) e duas séries, uma com atores e uma de animação. Mas quando a gente pensa em Planeta dos Macacos, o que vem à mente da maioria? Charlton Heston no filme de 1968. No máximo, a versão […]

planeta-dos-macacos-1968

Responda rápido: quantos são os filmes Planeta dos Macacos? Um? Três? Errou feio! São OITO filmes (incluindo o atual) e duas séries, uma com atores e uma de animação. Mas quando a gente pensa em Planeta dos Macacos, o que vem à mente da maioria? Charlton Heston no filme de 1968. No máximo, a versão de 2001, de Tim Burton. Mas por que isso?

Em primeiro lugar, o elemento originalidade. Inspirado no romance de Pierre Boulle, Planeta dos Macacos mostra um astronauta que sobrevive de uma missão e acaba em um planeta semelhante à Terra que é dominado por macacos falantes, que subjugam humanos.

Além disso, Planeta dos Macacos é um filme de astronautas. E estamos em plena corrida espacial. Isso acaba naturalmente atraindo mais espectadores. Ah, mas dirão alguns, Gravidade é um filme de astronautas nos dias atuais. Sim, mas é um filme, acima de tudo, sobre solidão e angústia. E que se passa no espaço.

Um terceiro elemento disso é Charlton Heston. O ator esteve em projetos épicos como Os Dez Mandamentos, Ben-Hur e El Cid. Um grande nome também assegurou que a versão de Burton com James Franco tivesse algum destaque.

Tudo isso, combinado, assegurou que Planeta dos Macacos, de 1968, se tornasse o filme oficial do universo. Será que veremos nascer mais um sucesso ou apenas mais uma continuação?