Lilian Ambar | 17 de julho de 2014

cine mulheres: Vovós na ativa

No dia 26 de julho, comemora-se no Brasil uma data muito fofa, com cheirinho de comida caseira e livro guardado – é o dia da Avó. Mas se engana quem ainda pensa nessas mulheres como velhinhas de cabeça branca. Três atrizes britânicas que atingiram a terceira idade vêm mostrando que ainda batem um bolão. Judi […]

No dia 26 de julho, comemora-se no Brasil uma data muito fofa, com cheirinho de comida caseira e livro guardado – é o dia da Avó. Mas se engana quem ainda pensa nessas mulheres como velhinhas de cabeça branca. Três atrizes britânicas que atingiram a terceira idade vêm mostrando que ainda batem um bolão.

Jidi Dench in Philomena. Credit: The Weinstein Co.

Judi Dench, 79 anos, é uma das grandes atrizes vivas do cinema. Ela venceu múltiplos prêmios em sua carreira, incluindo um lendário Oscar por sua curtíssima performance como a Rainha Elizabeth I em Shakespeare Apaixonado (1998) que durou meros 8 minutos na tela. Os outros personagens de sua longa carreira somam à sua coleção de mulheres fortes, como M., a chefona do James Bond. Em seu filme mais recente, Philomena (2013), pelo qual também concorreu ao Oscar, ela explora um lado diferente. Uma mulher que passou a juventude prisioneira da rígida rotina das freiras que deram para adoção o fruto da sua primeira e pecaminosa relação sexual. Com pequenos trejeitos, Dench constrói uma senhora bem próxima da avó tradicional que todos conhecemos, mas com uma história surpreendente.

27aN1o5TxUqN3L2bticHN8jroKT

Helen Mirren, 68 anos, também ganhou um Oscar interpretando A Rainha (2006), só que a Elizabeth II. Figura marcante da série Prime Suspect interpretando a investigadora durona Jane Tenninson, foi em Garotas do Calendário (2004) que Mirren encontrou seu maior desafio. Ela interpreta Cris, uma senhora nada convencional que decide convencer as amigas do seu pacato grupo de mulheres a posar para um calendário em prol do hospital da cidade. Com um detalhe: completamente nuas. A adorável atuação de Mirren ajuda a compor esta comédia baseada em fatos reais, cheia de lições sobre amizade, feminilidade e auto estima.

still-of-maggie-smith-in-the-best-exotic-marigold-hotel

Fechando a tríplice aliança, Maggie Smith, 79 anos, é representante da sisudez, humor ácido e postura firme britânicos. Normalmente, ela é presença garantida em produções de época como Gosford Park (2001) e a série de sucesso Downtown Abbey (2010). Ou interpretando senhoras conservadoras como a Madre Superior de Mudança de Hábito (1992) e a Professora Minerva da saga Harry Potter. Mas um filme chamado O Exótico Hotel Marigold (2011) trouxe Maggie e Judi Dench em um papéis contemporâneos e que dão uma nova energia aos títulos sobre a terceira idade. Elas e um grupo de aposentados viajam para a Índia de férias para desfrutar das maravilhas do recém reformado Hotel Marigold. Como nada sai como planejado, eles são obrigados a mudar de planos e sair da sua zona de conforto, descobrindo ao longo do caminho que estão mais jovens do que nunca.

Mesmo sendo grandes nomes do cinema, essas atrizes mostram em seu portfólio que tiveram que lutar para conquistar papéis que mostrem mais do que as caras e bocas de senhoras conservadoras. Brindando o público com lindas interpretações, é em suas vidas que elas dão a maior lição, por estarem na ativa e procurando até hoje novos desafios.